ATPS Materiais
Dissertações: ATPS Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deboralongo • 27/5/2013 • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 590 Visualizações
Passo 1
1.1 Características dos Metais, Cerâmicos, Polímeros e Compósitos
1.2 - Metais
São um conjunto de pelo menos dois elementos metálicos, Exemplos de ligas: bronze (cobre e estanho, podendo conter outros elementos). Também é um material muito forte e deformável.
Os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor e possuem a capacidade de conduzir calor e eletricidade de 10 a 100 vezes mais rápido do que outras substâncias. Elétrons localizados na superfície do metal absorvem e irradiam a luz, por isso o metal quando polido, apresenta um brilho característico.
1.3 - Cerâmicos
São combinações entre elementos metálicos e não metálicos. Geralmente óxidos, nitretos e carbetos. A grande variedade de materiais que se classificam nesta parte é composta de materiais argilosos, cimentos e vidros, geralmente duros e frágeis. Os cerâmicos são duros, porém muito quebradiços.
Os materiais cerâmicos são isolantes elétricos, embora possam existir materiais cerâmicos semicondutores, condutores e até mesmo supercondutores.
1.4 - Polímeros
São materiais comuns de plásticos e borracha, compostos orgânicos baseados no carbono, hidrogênio e outra não metálica estrutura molecular muito grande, baixa densidade e extremamente flexíveis.
Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são mecânicas, o material é dúctil, possui baixa resistência mecânica, flexibilidade e baixa estabilidade térmica.
1.5 - Compósitos
Materiais compósitos são feitos de mais de um tipo de material insolúveis. Os compósitos são demonstrados mais claramente para visualizar a combinação das melhores características de cada material constituinte.
Muitos dos trabalhos recentes em materiais envolvem materiais compósitos. Um exemplo é o compósito de matriz polimérica com fibra de vidro. O material compósito apresenta a resistência da fibra de vidro associado à flexibilidade do polímero.
1.6 – Completar a tabela 1 apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre noções básicas de materiais metálicos.
Estrutura cristalina Átomos por célula unitária Parâmetro de rede Fator de empacotamento Exemplo de Metais
Cúbica Simples 1 átomo por célula unitária 2R 0,52 Não há exemplos de metais puros, fator de empacotamento muito baixo.
Cúbica de Corpo Centrado 2 átomos por célula unitária 4R/(3)1/2 0,68 Fe (até 912º C), Li, Na, Cr, Mo, W, V, Ta, Nb etc...
Cúbica de Face Centrada 4 átomos por célula unitária 4R/(2)1/2 0,74 Fe (acima de 912º C) Al,Cu,Pb,Ni, Ag,Au,Pd,Pt,etc...
Tabela 1 - Características das estruturas cristalinas de sistema cúbico
Passo 2
2.1 - O Alumínio como material de estudo.
2.1.1 - Características do Alumínio
• Algumas características do Alumínio:
• O alumínio é um metal leve, macio e resistente
• O alumínio não é tóxico como metal
• Não magnético
• Não cria faíscas quando exposto a atrito
• Tem uma excelente resistência à corrosão e durabilidade
• Um bom condutor de calor
• Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre
• Apto para a mecanização e fundição
2.2 - Algumas propriedades mecânicas do Alumínio
- Limite de escoamento: Consiste na tensão em que o material começa a deformar-se plasticamente e que para o alumínio é de 0,2% do comprimento original medido em um corpo-de-prova normal.
- Limite de Resistência á Tração (Tensão de ruptura): É a máxima tensão que o material resiste antes de haver sua ruptura.
- Alongamento (Deformação): O alongamento é expresso em porcentagem relativamente ao comprimento original medido em um corpo-de-prova normal.
- Módulo de elasticidade: O módulo de elasticidade do alumínio do alumínio é de 7030 kg/mm2.
2.3 - Justificativa sobre a escolha do Alumínio.
As ligas de alumínio são utilizadas para a fabricação de latas e muito utilizadas em panela devido a ser um bom condutor de calor.
Por suas propriedades físico-químicas, o alumínio cumpre a função de barrar fatores externos que causam deterioração, como o oxigênio, a umidade, a luz e micro-organismos. Além disso, esse material é inodoro e não deixa que cheiros internos saiam e os externos ingressem. Ademais, permite fechamento hermético; é atóxico, não absorvente e anticorrosivo.
A desvantagem é o maior tempo para se decompor e custo elevado na produção.
Passo 3
Figura 1 - Aplicações da ciência dos materiais na indústria automobilística, mostrando as conexõesentre a microestrutura (microstructure); composição (composition), síntese e processamento(synthesis and processing) e desempenho e custo (performance, cost).
Fonte: ASKELAND, Donald R.; PHULÉ, Pradeep P. The science and engineering of materials.4. ed. California:Brooks/Cole-Thomson Learning, 2003.
3.1 – Detalhes de cada item do tetraedro
Para podermos entender as relações precisamos nos questionar sobre cada uma delas para que no final possamos entender a sua função, em estrutura como podemos controlar, que aspectos da estrutura a controlar e quais são as propriedades desejadas. Em processamento como produzir a peça ou utiliza-la de forma adequada aos padrões de qualidade
...