ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Trabalho Universitário: ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DIVALDO • 9/10/2013 • 3.152 Palavras (13 Páginas) • 377 Visualizações
INTRODUÇÃO
As empresas não podem agir de forma improvisada, tudo o que for feito tem que ser muito bem planejado para que seja feito de uma maneira eficiente e eficaz.
O planejamento é à base de todas as outras funções dentro de uma empresa, como a direção, execução e controle.
A ética define o que é certo ou errado para uma pessoa ou organização. Ter um comportamento ético significa não estar preocupado só com o seu bem estar, mas também com o bem estar do próximo.
Nas organizações a ética influencia nas decisões a serem tomadas e nos valores do cotidiano. Um administrador ético atinge o sucesso com práticas administrativas justas, não se vence tentando enganar ou ter vantagens sobre o outro.
Ética e competividade não podem se separar.
1. ETAPA 1
Existem alguns conceitos de planejamento, entre eles pode-se destacar:
“Planejamento é a atividade administrativa que define antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como alcança-los, ele serve de base para as demais áreas, como organização, direção e controle”.
“Planejamento é a elaboração de um roteiro de ações para atingir um determinado fim”.
“Planejamento é o conjunto de procedimentos e ações em busca da realização de um determinado projeto”.
“Planejar é minimizar os contratempos em busca da realização”.
Há três tipos de planejamento, que obedece a uma hierarquia de planos para os diversos níveis organizacionais:
• Planejamento estratégico – identifica-se por três principais características: é um projeto em longo prazo, se preocupa com a relação entre empresa e ambiente de tarefa e vê a empresa como um todo, exigindo a participação de todos os níveis da organização. O planejamento estratégico determina os objetivos empresariais, analisa o ambiente, realiza análise interna da organização e seus recursos, as estratégias desde a geração até a implantação e acompanhamento dos resultados.
• Planejamento tático – é a ligação entre os planejamentos estratégico e operacional. É planejado em médio prazo, ele trabalha com um departamento e/ou área específico. É um processo permanente e contínuo e é implantado por meio de políticas.
• Planejamento operacional – é imediatista, trabalha com o que fazer e como fazer se preocupa com a melhoria dos resultados. O planejamento operacional pode estar ligado a dinheiro (fluxo de caixa, orçamentos, manutenção, despesas), método (rotina, fluxograma), tempo (cronograma, gráficos) e comportamento (regulamentos da empresa).
De acordo com os textos dos Professores Shinyashiki e Santos mostra como o ato que de fazer planejamento não é algo recente e só voltado para empresas. Todas as pessoas procuram se precaver de imprevistos para conseguir atingir o objetivo desejado, além disso, costumamos nos planejar tanto no campo pessoal como profissional, traçar metas e formas de execução.
O empreendedor que não tem visão, que não planeja o futuro, confiando nas conquistas do presente, acaba ficando limitado e consequentemente perdendo oportunidades, novas ideias, se tornando desatualizado e não competitivo.
O ato de planejar faz com que tenha uma visão antecipada das ações, com isso seja mais eficaz, eficiente, proativo, conhecer os riscos e as demandas, conhecimento econômico, técnico e institucional.
No planejamento têm que estar relacionado com os objetivos a serem alcançados, sequencia das ações, condições para a realização das etapas, previsão dos riscos, prazos, recursos necessários, gastos, datas de início e término, responsáveis por cada etapa, diálogo entre todos os envolvidos, fiscalização e controle e a certeza do bom atendimento e realização de todas as etapas do planejamento.
2. ETAPA 2
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível.
No fundo, o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.
O planejamento estratégico representa como a estratégia será construída, formulada, implementada e avaliada, ou seja, como ela será criada e aplicada. Na verdade, ele constitui a sequência de atividades dentro da empresa que conduz a gestão estratégica do negócio.
Dening proporciona um conceito clássico de estratégia empresarial como sendo “a determinação da futura postura da empresa, com especial referência a sua postura quanto aos seus produtos/mercado, sua lucratividade, seu tamanho, seu grau de inovação e suas relações com seus executivos, empregados e certas instituições externas”.
A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial. Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração a ação empresarial como um todo. Isso significa que, desde o planejado, deve se cuidar para o planejamento ser transformado em ação. Para tanto, é necessário reunir, aglutinar e disponibilizar todos os recursos e competências para que o planejado tenha todas as condições de ser executado e transformado em resultados concretos. Essa é a praia da organização. Organizar é isto, compor todos os meios para que a ação empresarial seja viável e possa ser realizada com sucesso.
Como tal, a organização é uma atividade básica de administração: serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado processo administrativo, que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas. Todas as funções administrativas interagem dinamicamente entre si e se caracterizam por uma estreita interdependência para compor o processo administrativo.
A
...