ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR
Artigo: ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taboaodiadema02 • 23/3/2014 • 2.150 Palavras (9 Páginas) • 625 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.
Etapas de um projeto educativo
Identificação: Parte em que irá o nome da Escola, Nome (tema) do Projeto, ano/turmas em que será desenvolvido.
Justificativa: A Justificativa deve ter respostas claras de porque é importante fazer o projeto e em que o mesmo irá beneficiar direta ou indiretamente os alunos dentro dos objetivos propostos na Matriz Curricular da escola.
Objetivo Geral: É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro
Objetivos Específicos: Detalhamento do Objetivo Geral deve ser pensado para atender aos seguintes critérios: - Ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. - Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.
Cronograma: Compõe o tempo que irá iniciar o Projeto e o término. Depois dos objetivos traçados,
Materiais: Listar o s materiais que será usar durante o desenvolvimento do projeto
Avaliação: Processo contínuo.
Quais foram os indicadores de sucesso atingidos?
Quais são os motivos do impedimento para o cumprimento de aspectos da programação?
Que medidas devem ser viabilizadas para se superar as dificuldades identificadas?
Publicação: Apresentar o produto final do projeto.
‘Nossa vida se
constrói a partir
de experiências
diferenciadas’
Fernando Hernandes
‘Nossa vida se
constrói a partir
de experiências
diferenciadas’
Fernando Hernandes
O desenvolvimento de projetos tem como objetivo, resolver questões relevantes para o grupo alvo, tornar a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos de forma autoritária. O objetivo de um projeto, então, seria o envolvimento do aluno em atividades prazerosas que o levem a fazer investigações, formular hipóteses, enfim, a se envolver e converter tudo isso em disparadores de partida para a construção e ampliação do conhecimento.
Podemos identificar quatro fases distintas na realização de um projeto de aprendizagem:
1. Intenção
Nessa fase, o professor deve pensar os seus objetivos educacionais e as necessidades de aprendizagem da sua turma, se instrumentalizando para canalizar a curiosidade e os interesses dos alunos para a montagem do projeto.Todas as atividades serão socializadas:
• Escolha do tema.
• Identificação do nível de conhecimento dos alunos – conhecimentos prévios e possíveis estratégias para o desenvolvimento do trabalho.
2. Preparação
É quando acontecem:
• A coleta e a seleção do material bibliográfico de suporte para o projeto, montagem dos textos para as atividades
3. Execução
Desenvolvimento das atividades, a realização das estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na elaboração do projeto.
• O confronto, a coordenação de pontos de vistas diferentes, a revisão a participação ativa e comprometida são condições para a construção do conhecimento. O papel do professor em suas intervenções nesse aspecto é fundamental. O aluno precisa se sentir desafiado a cada atividade.
4. Apreciação
Avaliação do trabalho realizado em relação aos objetivos finais:
• As informações novas.
• As questões esclarecidas.
• As conclusões construídas e o crescimento evidenciado pelos alunos durante a realização do projeto.
TEMA DO PROJETO
As histórias estão presentes em nossas vidas e cultura, e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado com o cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação. A capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. Além disso, a leitura e o envolvimento com histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um dos nossos mais valorosos patrimônios culturais: a escrita.
De acordo com as diretrizes curriculares elencadas no documento de Propostas Curriculares do Município de São Bernardo do Campo (2010), podemos verificar que se tem por objetivos bem definidos:
Linguagem oral
Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Desenvolver suas possibilidades de organização de ideias e comunicação.
Ampliar as possibilidades de narração de fatos e interlocução.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil determinam que as práticas pedagógicas nesta etapa possibilitem às crianças
...