Atps Projeto Multidisciplinar
Monografias: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thabeda • 4/11/2014 • 1.412 Palavras (6 Páginas) • 468 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
ELDA LUZIA DE CARVALHO RA: 6980458580
ELISABETE M. DE A. DANTAS RA: 6950463462
PATRICIA CRISTINA DE CAMPOS RA: 6998504625
THABATA C. SILVÉRIO FREIRES RA: 6944336288
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, sob orientação do professor-tutor à distância Ma. Glauce Soares Casimiro.
SUMARÉ
2014
TRABALHANDO COM PROJETOS E A TRANSDISCIPLINARIDADE
Através da realização de Projetos como ferramenta de ensino, obtem-se uma prática pedagógica que assim como a Transdisciplinaridade, considera todas as dimensões do aluno, de maneira mais completa, que consiste em aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.
Tais processos são capazes de estabelecer relações entre o saber, seu significado e sua aplicabilidade na vida diária do aluno, como também em suas capacidades interiores, levando o mesmo a uma ampliação da visão de mundo.
O aluno então se torna apto a reconhecer vários níveis de realidade e consegue buscar pontos em comum entre eles.
Portanto, trabalhar com Projetos estimula não apenas o conhecimento do aluno, mas o torna capaz de articular elementos das informações obtidas em sua busca, com a realidade que o cerca, tornando-se crítico e reflexivo.
Fernando Hernández (1998) vem discutindo o tema e define os projetos não como uma metodologia, mas uma concepção de ensino, uma maneira diferente de suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam dentro e fora da escola e ajudá-los a construir sua própria identidade.
Segundo Zaballa (1998), será necessário oportunizar situações em que os alunos participem cada vez mais intensamente na resolução das atividades e no processo de elaboração pessoal, em vez de se limitar a copiar e produzir automaticamente as instruções ou explicações dos professores. Por isso hoje o aluno é convidado a buscar, descobrir, analisar, vivenciar o próprio processo de construção do conhecimento.
ETAPAS DE UM PROJETO
O trabalho pedagógico por meio de Projetos pode ser dividido em 4 etapas:
1ª Problematização
É o início do projeto. Os alunos poderão expressar suas ideias e conhecimentos sobre um problema ou duvida que surgisse. Tal expressão poderá ser espontânea, de algo dentro ou fora da escola ou ser incentivada pelo próprio professor. É indispensável que o professor procure descobrir que os alunos já sabem o que querem saber e como poderão adquirir o saber.
2ª Desenvolvimento
São nesta etapa que serão criados e definidos pelo professor e alunos as estratégias de busca por respostas às questões e hipóteses. É necessário também sair do espaço escolar para ampliar as fontes de pesquisa e busca por respostas, bem como a oportunidade de se defrontar com conflitos de idéias, reflexão e reelaboração de respostas.
3ª Aplicação
Através da circulação das ideias e a atuação dentro e fora da escola, o aluno é levado a ser o sujeito ativo na construção do conhecimento e aprendizagem.
4ª Avaliação
Numa concepção dinâmica e participativa, a avaliação tem para o professor, uma representação diagnóstica, investigativa e processual que permite a este ajudar seus alunos a avançarem na construção do conhecimento, verificar se o processo está de acordo com os objetivos e para o aluno esta é indispensável ao desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender por meio do reconhecimento de suas possibilidades e limites.
O registro de tudo que é descoberto pelos alunos é essencial no trabalho com projetos e deve ser realizado durante todo o processo.
O trabalho com projetos, contudo, permite repensar o significado de aprender e ensinar.
MATRIZ CURRICULAR – EDUCAÇÃO INFANTIL
Os conteúdos analisados na Matriz Curricular para a Educação Infantil, da E.M. Jardim Lúcia, no Bairro do Matão, na cidade de Sumaré, abordam vários temas e apontam conteúdos a serem estudados, considerados importantes, porém o que se percebe é a falta de articulação entre estes conteúdos e a vida diária dos alunos, o que não amplia a visão de mundo dos mesmos. Surge, então, a necessidade de se trabalhar com Projetos na Educação Infantil, como forma de não apenas levar os alunos a buscarem conhecimento, mas principalmente, para serem estes os próprios autores de seu desenvolvimento de aprendizagem, tornando-se cidadãos críticos, reflexivos, e preparados para a vida em comunidade.
TEMA DO PROJETO: O tema escolhido para este Projeto que será destinado à Educação Infantil é: DENGUE. Após verificação de um grande número da doença no bairro e cidade em que está situada a escola E.M. Jardim Lúcia, ficou comprovado à necessidade de conscientização dos alunos e todo grupo escolar como também a comunidade. Consideramos a informação a melhor medida de prevenção e combate da dengue, pois a falta de consciência das pessoas agrava cada vez mais problema.
SOBRE A DENGUE: A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer “melindre”, “manhã”. O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (vírus oriundo dos artrópodos). O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período colonial, junto com os escravos. A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem 4 tipos diferentes de vírus da dengue:
...