ATPS QUIMICA
Casos: ATPS QUIMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viny15 • 27/9/2013 • 2.684 Palavras (11 Páginas) • 274 Visualizações
Sumário
1. Resumo...............................................................................................1
2. Objetivo..............................................................................................2
3. Bauxita ..............................................................................3
4. Propriedades da Matéria.....................................................................5
5 Passo 2 - Comentário .........................................................................7
6 Passo 3 - Respostas ...........................................................................8
7. Conclusão...........................................................................................11
8. Bibliografia.........................................................................................12
RESUMO
O alumínio não é encontrado na natureza como elemento puro, sua fonte primaria é um minério chamado bauxita. Primeiramente para ocorrer a produção comercial de alumínio é a separação do oxido de alumínio do oxido de ferro na bauxita isso é realizado por meio de um processo chamado Bayer (o processo Bayer envolve misturar bauxita com soda caustica ou hidróxido de sódio e aquecer a misturar sob pressão).
Com isso as principais propriedades que fazem com que o alumínio e suas ligas sejam as opções mais econômicas e atraentes para uma grande variedade de utilização são: aparência, leveza, resistência a corrosão, propriedades físicas, propriedades mecânicas e reciclabilidade.
Por fim com tanta versatilidade o alumínio oferece excelente condutividade térmica e elétrica, é não ferromagnético, não inflamável, não tóxico e seu e seu acabamento final oferece uma aparência muito agradável. E pode ser aplicado em meios de transporte, embalagens, construção civil, bens de uso como por exemplo: utensílios de cozinha, ferramentas e outros, ainda que as ligas de alumínio assumem diversas formas como a duralumínio que são conjunto de ligas metálicas que apresentam uma elevada resistência mecânica a temperatura ambiente e são empregados na industria aeronáutica e automobilista.
Objetivo:
O presente trabalho teve como objetivo:
-Apresentar a origem do Alumínio.
- Conhecer as principais características do alumínio.
-Verificar as principais aplicações do mesmo.
Bauxita
A obtenção do alumínio é feita a partir da extração do mineral bauxita (em forma de rocha, que contêm cerca de 35% a 55% de oxido de alumínio). Terceiro mineral mais presente na crosta terrestre, a bauxita, uma mistura mineral, com óxidos e hidróxidos de alumínio, é indispensável para a produção do alumínio. Atualmente as reservas naturais são de 32 bilhões de toneladas, sendo as reservas do Brasil de 3,5 bilhões, segundo dados do instituto Brasileiro de mineração (Ibram) o que torna o País o terceiro maior produtor de bauxita no mundo. As maiores reservas produtoras de bauxita estão na região amazônica, no Pará, e na região de Poços de Caldas e Cataguases, em Minas Gerais.
A produção do alumínio é constituída por uma série de reações químicas. Até mesmo a bauxita é formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição. Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxílio de retroescavadeiras.
Antes de iniciar a mineração da bauxita, é necessário ter o cuidado de remover a terra fértil sobre as jazidas juntamente com a vegetação e reservá-la para o futuro trabalho de recomposição do terreno. Este trabalho, que acontece após a extração, é muito importante para a preservação do meio ambiente.
Depois de minerada, a bauxita é transportada para a fábrica, onde chega ainda em seu estado natural (rocha). Lá, é iniciada a primeira de muitas reações químicas. A bauxita é moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta. Aquecida sob pressão e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa por processos de sedimentação e filtragem. Nesta etapa, são eliminadas todas as impurezas e a solução restante fica pronta para que dela seja extraída a alumina.
Em equipamentos chamados de precipitadores, a alumina contida na solução é precipitada (depositada no fundo) pelo processo de "cristalização por semente" O material resultante precisa ser lavado e seco por aquecimento. Assim, é obtido o primeiro estágio da produção de alumínio: a alumina, que se apresenta sob a forma de pó branco e refinado, de aspecto semelhante ao açúcar.
Nesta fase, o processo químico mais utilizado é o denominado Bayer (Moagem , digestão, clarificação/separação dos sólidos, precipitação/onde ocorre a cristalização e calcinação). Nele, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Estes cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise.
“Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações de oxi-redução são
...