ATPS Quimica
Artigo: ATPS Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviacavalheiro • 22/9/2013 • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
Alumínio.
O alumínio é um material relativamente novo, descoberto a pouco mais de 160 anos e somente há 100 anos foi definida uma produção viável para este material. Apesar disso hoje o alumínio é o segundo material mais usado, depois do aço.
A razão pelo qual o alumínio não foi descoberto antes, é que ele não é encontrado em sua forma metálica, e sim encontrado nas rochas, argilas, solos e vegetação combinado com o oxigênio e outros elementos.
Física e quimicamente o alumínio é considerado um metal como todos os outros, aço, ferro, latão, cobre, zinco entre outros. Este metal pode ser derretido, fundido de maneira igual a estes materias. Além disso, é um metal valioso mesmo em forma de resíduo, um ótimo condutor de energia elétrica e pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder suas propriedades.
Este metal combinado com pequenas quantidades de outros produtos químicos, as ligas de alumínio podem aperfeiçoar muito algumas das características naturais do próprio alumínio. O alumínio e suas ligas reúnem diversas funcionalidades que fazem com que sejam muito apropriados para uma série de aplicações em praticamente todos os setores industriais.
As principais propriedades que fazem com que o alumínio e suas ligas sejam as opções mais econômicas e atraentes para uma grande variedade de aplicações são: aparência, leveza, resistência à corrosão, propriedades físicas, mecânicas, capacidade de conformação e reciclabilidade.
Algumas produções de objetos no dia a dia:
Automóveis e Transportes: O uso do alumínio no segmento de automóveis e transportes permite a redução dos gastos com combustível por conta do seu menor peso. 1.2 Construções Civis: Material leve, versátil, resistente e durável, capaz de agradar arquitetos e consumidores por seu acabamento perfeito, praticidade e função decorativa. 1.3 Embalagens: Inovações, tecnologia e serviços têm garantindo a forte expansão do alumínio no setor de embalagens como: Folhas, laminados, higiene, bebidas e etc... 1.4 Eletricidades: Energia é o motor da economia e o alumínio facilita a sua chegada aos pontos mais distantes do país, desempenhando seu papel como um dos insumos mais importantes para o nosso crescimento econômico e social. 1.5 Máquinas e Equipamento: O metal é aplicado a máquinas e equipamentos, oferecendo soluções como a resistência a corrosão que lhe dá um diferencial frente aos outros metais, tornado – se uma excelente escolha para qualquer indústria. 1.6 Outros Setores: A partir da moagem de alumínio ou da atomização do metal liquido são obtido, por sua vez, pastas e pós que servem de matéria – prima para indústrias do setor químico, mineração, explosivos, refratários e pigmentos nos quais se transformam nas mais variadas formas como o combustível solido para foguetes. Estas são algumas vantagens do uso do alumínio, que sai de sua cadeia depois de utilizado podendo ser reaplicado em diferentes segmentos, gerando ganhos para todo o ciclo.
Material leve, durável e bonito, o alumínio mostra um excelente desempenho e propriedades superiores na maioria
...