ATPS técnicas de negociação habilidades dos negociadores
Abstract: ATPS técnicas de negociação habilidades dos negociadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariiidelmondes • 6/6/2013 • Abstract • 508 Palavras (3 Páginas) • 470 Visualizações
ETAPA 3, PASSO 3
ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO HABILIDADES DOS NEGOCIADORES
Negociar é uma competência essencial para todos os profissionais em qualquer área de atuação. Onde devemos observar as necessidades, os problemas, as expectativas e as oportunidades que envolvem as negociações. Resolver uma pendência, negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores. Negocia melhor quem conhece bem a natureza humana: atitudes, ações, reações, sentimentos, pensamentos, emoções e valores de cada indivíduo sempre influenciam todo o processo de negociação, por mais racional que este seja. É preciso lidar com muito cuidado com as suscetibilidades das pessoas; não perder o foco nem o planejamento, sendo fundamental identificar o estilo do outro para não ocorrer falhas. negociação, na maioria das vezes não é tão simples como parece. Precisamos planejar muito para conseguir os resultados que queremos, sem que com isso ocorram desgastes imediatos sou a médios e longos prazos. Portanto, para que exista um resultado eficaz, há necessidade de observarmos algumas características que serão imprescindíveis para o desempenho do negociador:
1. Habilidades Relacionadas a Pessoas Habilidade de ser filósofo: manter a calma, o autocontrole e o foco no objetivo.
2. Habilidade de ser psicólogo: colocar-se no lugar dos clientes, ouvir, considerar as questões levantadas, manter a relação de respeito e confiança.
3. Habilidades Relacionadas ao Problema Habilidade de ser detetive: tentar descobrir o máximo possível de informações sobre a negociação, pessoas, interesses e motivações.
4. Habilidade de ser inventor: desenvolver as proposta, identificando os pontos positivos e negativos da mesma.
5. Habilidade de ser juiz: durante a negociação, poder-se-á necessitar ser juiz, ou seja, decidir oque é ou não justo ao caso.
6. Habilidades Relacionadas à Decisão Habilidade de ser estrategista: imaginar quais são as ações que a outra parte pode tomar; que tipo de risco elas representam ou se as mesmas distanciam-se dos objetivos propostos.
7. Habilidade de ser diplomata: é necessário criar uma ponte até que o adversário torne-se um ser amigável.
Nestas habilidades, identifica-se que o papel do negociador é de suma importância na negociação, concluindo-se que: Toda negociação é única. Cada uma será diferente das demais que acontecerão, pois haverá novos participantes, estratégias e pontos em discussão. E, mesmo que muitas negociações possam gerar continuidade, existirão novas reuniões, ajustes, diferenças, problemas que poderão ocorrer durante a negociação e/ou ao longo do convívio das partes ou no cumprimento dos acordos. O bom negociador aprende com cada nova situação. Desenvolve-se constantemente e busca inovar sempre. Por isso, investe em seu talento, desenvolve seu potencial e amplia o seu repertório para lidar com situações difíceis, adquirindo um bom “jogo de cintura”, que lhe permitirá estar no comando sempre, mesmo quando aparentemente não estiver.
Não importa que tipo de negociação, se salarial
...