ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR
Exames: ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RANYPAIVA • 6/11/2014 • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 1.669 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a educação tem se tornado uma das principais pautas a serem discutidas. Anteriormente pensada somente como uma mera transmissão de conteúdos historicamente produzidos, hoje é pensada como um processo de construção na qual integra conhecimentos, conceitos e valores partindo como base o cotidiano social, enfocando-a como processo de desenvolvimento intelectual e moral do individuo, construído culturalmente a partir do contexto coletivo, na qual, envolvem-se escola, família e sociedade, num ato de educar para a vida, porque a educação nada mais é do que a própria vida.
Podemos denominar essas mudanças de caráter social e educacional como sociedade moderna, que por sua vez ultrapassam os limites formais e regulares da escola, fato que á torna detentora de um saber vivo e não fragmentado. Daí a necessidade de transformar o processo de ensino- aprendizagem condizente com a realidade. Todo esse processo requer a intermediação do pedagogo como articulador e mediador das práticas pedagógicas e tendo em vista que a pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, o pedagogo se torna o profissional competente para desenvolver práticas comprometidas com a transformação social.
2 DESENVOLVIMENTO
Nesse contexto de mundo globalizado e sociedade moderna abre-se um novo campo para a atuação do pedagogo, denominada pedagogia social, que busca reconstruir o bem coletivo a partir das relações sociais no campo educacional, mas, não somente dentro da escola. Para tanto, desenvolve projetos educacionais, sociais e culturais. O novo perfil profissional do pedagogo é movido por mudanças continuas que se revelam como desafios que exigem uma formação crítica e reflexiva, além da persistência para superar os paradigmas sociais existentes e os que estão por vir. Sua atuação deve ser de caráter integrador, dinamizador de toda a equipe escolar, deve desempenhar uma função como articulador, mediador das relações pais/professores/alunos/diretoria, evitando o desgaste que possam vir a ocorrer entre esses pólos, que fazem parte da escola, sempre com o compromisso de ações capazes de gerar transformações ocorridas na sociedade. Nos dias atuais o pedagogo deve ter seu trabalho voltado para a inclusão social, para o voluntariado, para projetos de pesquisas, para a educação formal, não formal e informal, estando sempre preparado para atuar em favor do desenvolvimento humano, preocupando-se com a formação do individuo tanto intelectual quando emocional.
Para que o pedagogo desenvolva suas funções com excelência, é necessário dar destaques na aplicação das seguintes disciplinas:
-Aceitação da diversidade: existem várias maneiras de se compreender o processo de inclusão; Uma delas é inserir socialmente os individuo a sua volta. Sejam por serem portadores de necessidades especiais, diferentes raças, religião, classes sociais ou diferenças biológicas. Atualmente, pode se observar que o conceito de exclusão é muito amplo e a escola ,quando analisada no seu caráter formador,deve usar de ensino diversificado para criar oportunidades individuais, atendendo sempre as diferenças e ás necessidades de cada um, trabalhando sempre com a conscientização relacionada à igualdade, preparando os alunos para que todos sejam capazes de conhecer a realidade, respeitar e reconhecer o outro, atuando com todos num processo de transformação da sociedade, e conscientizando de que a pior deficiência é a deficiência da alienação, que leva os membros de uma sociedade, que tem olhos, ouvidos, cérebros em perfeitas condições, enfim corpos biologicamente perfeitos, a verem, a não ouvirem, a não entenderem e nem pensarem nas necessidades dos seres humanos.
- Psicologia da educação: A interação professor/aluno muitas vezes é permeada por fatores subjetivos que exige socorrer-se da psicologia nas mais diversas acepções para melhor se posicionar. Isso mostra que a educação por si só não pode dar a compreensão da resolução das situações que envolvem no processo inacabável da aprendizagem. Daí a grande importância da disciplina de psicologia, pois ajudam na compreensão de como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas, a evolução da capacidade perceptual e motora, as funções intelectuais, a sociabilidade e afetividade, descrevendo como as capacidades se modificam e buscar explicar tais modificações. Por intermédio da psicologia é possível constatar que as manifestações complexas são frutos de uma longa caminhada, subsidiando a organização das condições para a aprendizagem, de modo a ativar, processos internos de desenvolvimento, os quais, por sua vez, serão transformadores em aquisições individuais.
- Comunicação e linguagem: Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente
...