ATRIBUTOS X DESAFIOS NA GESTÃO EM SAÚDE
Casos: ATRIBUTOS X DESAFIOS NA GESTÃO EM SAÚDE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 786786 • 28/10/2013 • 435 Palavras (2 Páginas) • 447 Visualizações
ATRIBUTOS x DESAFIOS NA GESTÃO EM SAÚDE
De acordo com o Plano de Gestão de Saúde de Florianópolis - SC (2013), o repasse de novos recursos para as prefeituras, remuneração dos profissionais por produtividade e criação de centrais reguladoras regionais para organizar o atendimento pelo SUS são exemplos de frentes de trabalho que estruturam a Gestão em Saúde.
Em 30 de março de 2006, o Ministro da Saúde firmou a portaria nº 699/GM que deu sequência ao processo de implantação do Pacto pela Saúde. Sabe-se que o Termo de Compromisso de Gestão – TCG trata-se de uma espécie de contrato que ampara os três gestores do SUS, constatando todas as suas responsabilidades no tocante às ações e serviços de saúde porque é entendido, segundo os autores SCHNEIDER, PERALTA e BRUTSCHER (2009) que os gestores devem ser sujeitos do processo de discussão das suas responsabilidades com as outras esferas, pactuando para um cronograma que mostre ‘como’ e ‘quando’ estas atribuições serão assumidas.
O que pode efetivamente garantir que essas mudanças ocorram serão a coordenação e empenho dos gestores, já que é sabido que o Pacto só será efetivado da forma correta, se forem criadas condições para tal.
Gestor que não discute e submete sua política ao Conselho ainda não compreendeu a concepção de Estado com ampla participação que a sociedade mundial e brasileira vem construindo nos últimos tempos. Construir a política de Saúde junto com o Conselho significa criar as condições para que os orientadores e cidadãos possam efetivamente participar e discutir. (SCHNEIDER, PERALTA e BRUTSCHER, 2009).
Entretanto, não se pode confundir ‘autonomia’ com ‘irresponsabilidade’, pois todos tem o dever de se preocupar e qualificar cada vez... Se essa política não está organizada, aumenta o custo das ações em saúde; as pessoas sofrem mais e perdem qualidade de vida, enquanto o mercado da saúde aumenta seus lucros em detrimento dos nossos direitos. (MENDES, 2002).
Em suma, um dos desafios mais atuais do campo da gestão em saúde é o de considerar e incorporar racionalidades advindas das diversas dimensões interventoras no funcionamento das organizações, afinal de contas, ”o campo da política e da ciência política é hoje dimensão inalienável do conhecimento e da prática gerencial”, salienta BARBOSA.
REFERÊNCIA
BARBOSA, Pedro Ribeiro. A gestão da saúde no Brasil. Novas responsabilidades e novas práticas.
Disponível:<http://www.portalmedico.org.br/biblioteca_virtual/medicos_saude_brasil/cap2.htm>Acesso em 02 out.2013.
Plano de Gestão de Saúde, Florianópolis, 2013.
Disponível:<http://www.sc.gov.br/gestao/saude/plano-de-gestao-fortalece-servicos-de-saude-publica-em-sc/> Acesso em 02 out.2013.
SCHNEIDER, Alessandra; PERALTA, Jorge A. Gimenez; BOTH, Valdevir; BRUTSCHER, Volmir. Pacto pela saúde: possibilidade ou realidade? Centro de Educação e Assessoramento Popular/ CEAP. - 2. ed. - Passo Fundo : IFIBE, 2009.
Texto extraído do livro: A atenção primária à saúde no SUS, MENDES, Eugênio Vilaça, 2002.
Disponível:<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Z4qide4UsAYJ:www.saude.mt.gov.br/arquivo/2120+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.Acesso
...