TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem da administração e sua função

Projeto de pesquisa: Abordagem da administração e sua função. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este trabalho apresenta Abordagem Neoclássica da Administração e suas funções. São mostrados os aspectos da evolução do pensamento administrativo na vertente Neoclássica assim como os seus princípios e principais expoentes.

A abordagem neoclássica surgiu em 1950 com Peter Drucker e salienta a importância de Taylor dentro de um contexto histórico que condenava o trabalhador à insegurança econômica e à miséria; Fayol que estruturou a organização da empresa, com o passar dos anos, essa abordagem nunca foi esquecida e ressurgiu na Teoria Neoclássica. Como sabemos, cada autor observou a administração com um enfoque diferente porém, sempre com intuito de dinamizar a máquina administrativa e o bem estar de seus envolvidos.

A Teoria Neoclássica, tratada por Chiavenatto, retoma os aspectos discutidos na Teoria Clássica, que são revistos e atualizados dentro de um conceito moderno de Administração, conciliando esta abordagem com contribuições importantes de Teorias subsequentes.

Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.

Desenvolvimento

A abordagem neoclássica consiste primeiramente em identificar as funções do administrador, e na sequência, extrair dela os princípios fundamentais da prática administrativa, tendo, portanto, uma abordagem prescritiva e normativa e de caráter misto, com aspectos formais e informais.

Segundo Chiavenatto (2004), os aspectos formais da organização são configurados por cargos, funções e relações hierárquicas, determinados pela própria organização, enquanto que os aspectos informais são caracterizados pela inter-relação estabelecida pelas pessoas e não pelas organizações, constituindo-se em relações espontâneas e naturais que surgem a partir da formação de grupos e podem beneficiar as organizações, através da comunicação mais rápida.

A Teoria Neoclássica da Administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria tem como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como William Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

O mundo passou a experimentar um notável surto de desenvolvimento industrial econômico sem precedentes após a 2ª guerra mundial. Em decorrência disso o mundo das organizações começou em uma etapa de grandes mudanças e transformações.

Apesar de toda influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de existir. Apesar de toda a crítica aos postulados clássicos e aos novos enfoques da organização, verifica-se que os princípios de administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estruturação linear ou funcional, enfim, a abordagem clássica, nunca fora totalmente substituída por outra abordagem, sem que alguma coisa fosse mantida. Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.

1 – Organização Linear

1.1 - A organização linear é o tipo mais simples de estrutura organizacional. Este tipo de organização é fundado na ideia de autoridade hierárquica linear. É a famosa estrutura piramidal.

Características: autoridade linear ou única; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; formato piramidal.

Vantagens: estrutura simples e de fácil e clara compreensão; clara definição das responsabilidades; facilidade de implantação; estabilidade; ideal para pequenas empresas; ideal para situações de permanência e estabilidade.

Desvantagens: estabilidade e constância das relações formais; autoridade linear baseada no comando único e direto; exagera a função de chefia e de comando; a unidade de comando torna o chefe um generalista; à medida que a empresa cresce, a estrutura linear conduz inexoravelmente ao congestionamento das linhas formais de comunicação; comunicações indiretas.

2 – Organização funcional

2.1 - Este tipo de organização é fundado na ideia de especialização ou princípio funcional.

Características: autoridade funcional; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; ênfase na especialização.

Vantagens: fornece o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização; permite a melhor supervisão técnica possível; desenvolve comunicações diretas e sem intermediação; separa as três funções de planejamento e de controle das funções de execução, com a especialização do planejamento, do controle e da execução.

Desvantagens: Substituição da autoridade linear pela autoridade funcional pode diluir autoridade; tendência à concorrência entre especialistas; tendência à tensão e conflitos dentro da organização; confusão quanto aos objetivos.

3 – Organização linha-staff

3.1 - Também chamada de organização linha-assessoria, é uma evolução da organização linear. Além dos órgãos de linha, executores diretos das tarefas importantes, surgiram órgãos de staff, compostos de especialistas, assessores e consultores, responsáveis por consultoria, monitoração, planejamento e controle.

Características: fusão da estrutura linear com a estrutura funcional; coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação; separação entre órgãos operacionais (de linha ou executivos) e órgãos de apoio (staff).

Vantagens: Assessoria especializada e inovadora; mantém atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com