Abrindo uma franquia
Tese: Abrindo uma franquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 02112014 • 6/11/2014 • Tese • 702 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
1. Considerando que o investimento é muito alto para que seja possível abrir uma franquia da empresa, que tipo de informações seria necessário para que o investidor pudesse decidir ou não pela franquia?
Com o crescimento econômico nos últimos anos vários novos empresas estão abrindo franquias e esse pode sim ser um nicho interessante. Lembrando que franquias novas tendem a ter uma taxa bem mais barata que as franquias já existentes e podem estar abrindo um mercado até então pouco aproveitado. É uma boa opção, por isso é preciso analisar o investimento. Verificar seus conhecimentos em negócios como experiências, conhecimento administrativo é muito importante pois nem sempre a franquia garante sucesso, é preciso muita dedicação. Você tem que se identificar com o tipo de negócio não adianta, se você não tem perfil à franquia não terá futuro.
A franquia fornecerá cursos para profissionais e manuais com normas para funcionamento. Deve-se procurar se informar sobre as marcas existentes no mercado, quantos franqueados possuem, se há local para instalação adequada para seu negócio, onde haja aceitação da população e retorno.
2. Como o investidor poderá obter informações no contexto da experimentação de mercado que o levariam a entender como e onde abrir uma loja da franquia e se deveria ou não assim fazer?
Atentar primeiramente para o foco, disciplina e determinação para investir. Fazer uma pesquisa do local onde pretende instalar sua loja e marca. Verificando a capacidade que a cidade tem de atração e o número de moradores de cidades próximas que frequentam o comércio local. É muito importante conhecer a infraestrutura da franqueadora. O potencial de receptividade e aceitação do público é relevante. O importante é fazer um bom trabalho de marketing para diminuir o risco de rejeição. São vários os fatores que podem significar o êxito ou o fracasso nesse ramo.
3. Considerando o modelo norte americano de negócios e o comportamento do consumidor brasileiro, quais seriam as condições necessárias para adaptar o estilo da loja aos interesses do mercado brasileiro?
As experiências positivas no mercado nacional e franqueados bem sucedidos são indicadores de que não encontrará grandes dificuldades no mercado, porém acho importante fazer um estudo do comportamento do consumidor.
Sabemos que o consumidor brasileiro é compulsivo, portanto para atraí-los é preciso que a loja invista em cores apropriadas, preços competitivos, pois assim é possível conquistar um público maior.
Considerar as motivações do consumidor, ou seja, entender o que está por trás de suas opções de compra é requisito básico no estudo de seu comportamento. Conhecimento da motivação, ou seja, daquilo que é importante para o cliente bem como a razão que o leva a comprar determinados produtos e marcas, auxilia a empresa a desenvolver suas estratégias e a competir no mercado. Mas conhecer estas motivações não é tarefa fácil. Conforme Churchill e Peter (2000), para criar valor para os consumidores e lucros para as organizações, os profissionais de marketing precisam entender por que os consumidores compram certos produtos e não outros.
Conclui que é necessário bastante cuidado e critério na hora de definir o franqueado. Captar as oportunidades oferecidas pelo mercado estrangeiro
...