Acidos E Bases
Trabalho Universitário: Acidos E Bases. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SilvaPedroH • 7/5/2014 • 693 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
Índice
Introdução teórica…………………………………..pág. 4
Materias e Reagentes……………………………….pág. 6
Procedimento……………………………………….pág. 6
Cálculos…………………………………………….pág. 8
Análise de Resultados……………………………....pág. 9
Conclusão…………………………………………...pág. 9
Bibliografia................................................................pág. 11
Introdução Teórica
Esta experiência denomina-se Titulação ácido-base. A titulação permite determinar a concentração de uma solução através de uma reação completa com uma solução de concentração já conhecida. Nesta técnica utilizam-se duas soluções, uma coloca-se numa bureta e denomina-se titulante e outra num balão de erlenmeyer e denomina-se titulado. Nesta atividade experimental vamos utilizar como titulado a base e como titulante o ácido. Neste caso em particular, na experiência que vamos realizar, quer-se determinar a concentração da base NaOH fazendo-a reagir com o ácido HCl.
Numa titulação ácido-base existe um ponto de equivalência que se dá quando o titulado reage completamente com o titulante. Nesta reação ácido-base a efetuar, este ponto atinge-se quando o ácido e a base e o ácido estão nas proporções estequiométricas da reação, que neste caso são nácido=nbase , pois falamos de um ácido forte e de uma base igualmente forte.
Ao falarmos de ácidos e bases fortes devemos antes clarificar estes conceitos. Os ácidos fortes são ácidos que sofrem uma ionização quase completa em solução aquosa tal como as bases fortes e por isso um sal derivado de um ácido forte e uma base forte origina uma solução neutra.
Ter noção desse valor de pH no equilíbrio da reação é importante na titulação pois é a partir daí que se detecta o ponto de equivalência. Quando se está a fazer reagir as duas soluções o pH vai-se modificando conforme as concentrações mas perto do ponto de equivalência, na presença de um indicador ácido-base adequado, existe uma variação brusca de pH. À altura em que o indicador muda de cor chama-se: ponto final da titulação. Uma solução neutra tem pH igual a 7 e tendo em conta esse valor sabemos que o indicador mais favorável a esta experiência será o azul de bromotimol por ter uma zona de viragem entre os 6,0 e os 7,6.
Os dados iniciais que nos foram fornecidos são do titulante (solução aquosa de HCl) com um volume de 40,00 mL e uma concentração de 0,05 mol/dm3 e o titulado (solução aquosa de NaOH) com um volume de 100 mL. Querendo-se portanto neste caso determinar a concentração do titulado (NaOH).
Materiais e Reagentes
* Bureta 50,00 mL
* Funil
* Suporte e garra
* Pipeta volumétrica
* Erlenmeyer
* Solução de azul bromotimol
* Solução aquosa de NaOH 100 mL
* Solução aquosa de HCl 40,00 mL e concentração igual a 0,05 mol/dm3
Procedimento
1- Medir rigorosamente com uma pipeta 100 mL de solução aquosa de NaOH para um balão de erlenmeyer.
2- Adicionar 3 gotas de indicador azul
...