Acordes
Tese: Acordes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eloooo • 27/9/2013 • Tese • 9.208 Palavras (37 Páginas) • 463 Visualizações
ÍNDICE 2
HISTÓRIA DO VIOLÃO 3
INICIAÇÃO AO VIOLÃO 4
CONHECENDO SEU INSTRUMENTO 23
AFINAÇÃO NO VIOLÃO 24
ESCALAS DE NOTAS (TONS) 26
FORMAÇÃO DE ACORDES (MAIORES) 28
FORMAÇÃO DE ACORDES (MENORES) 29
INTRODUÇÃO À NOTAÇÃO DE CIFRAS 30
TIPOS DE ACORDES 31
ACORDES RELATIVOS 43
INVERSÕES 43
CIFRADOS E TRANSPORTES 45
A IMPORTÂNCIA DO BAIXO 45
INTERVALOS E SEMITONS 46
ESCALAS 49
MODOS 53
TRANSPOSIÇÃO DE TONS 55
TABLATURAS 56
TÉCNICAS 65
BORDÕES (POWER CHORDS) 66
COMO MUDAR A TONALIDADE 74
COMO FORMAR ACORDES 78
ESTRUTURA DAS ESCALAS 86
COMO PRATICAR PESTANAS 97
CROMATISMOS 98
COMO TROCAR DE ACORDES 104
OS TIPOS DE CIFRAS 105
AS CORDAS DO SEU INSTRUMENTO 107
A LÓGICA DA NOMENCLATURA 108
DEDOS MAIS ÁGEIS 109
A ESCOLHA DO MELHOR VIOLÃO 112
CONSIDERAÇÕES FINAIS 113
LISTA DE ACORDES 118
CONCLUSÃO 136
História do Instrumento
Antes de começarmos a abordar nossos assuntos referente ao violão, vamos dar um pequeno espaço para falarmos sobre a história dele. Bom o violão é um instrumento musical de cordas, que são tangidas com os dedos ou com palhetas. Tem um corpo plano e entalhado com uma abertura no meio e um braço com trastes transversais. As cordas são presas, de um lado, a um cravelhal, e de outro, a um cavalete. Abrange uma extensão de três oitavas e uma quinta.
O instrumento existe desde tempos antigos, mas a primeira referência escrita data do século VII na Espanha e em meados do século XVIII assumiu sua forma moderna e até hoje os melhores instrumentos são fabricados na Espanha. O grande responsável pelo desenvolvimento do violão foi um carpinteiro chamado San Sebastian de Almeida(1817-1892).
Conhecido como Torres, ele foi sem dúvida a figura mais importante na história do violão, e muitos instrumentos da atualidade são fabricados com base nos instrumentos de Torres.
Ao contrário do que muitos pensam, o acústico é muito mais difícil de ser tocado do que o elétrico(guitarra, teclado, etc..) pois não conta com a ajuda e efeitos que só a eletrônica possui, a maior parte do "show" que você vê em um concerto de rock é pura eletrônica e é claro com algumas técnicas
Já o acústico, todos arranjos e efeitos são executados pelo talento do músico, mas você poderá usar um pouquinho da eletrônica para dar um brilho na música, usando um pedal ou um efeito, nada de exagero, só para dar um brilho especial na música!
Classificação quanto ao instrumento
O violão pode ser:
Violão nylon são aqueles que usam cordas de nylon, possuem um número reduzido de modelos e são usados em estilos leves como toda MPB e as músicas Clássicas.
Violão aço são aqueles que usam cordas de aço, possuem um universo de modelos, o mais versátil é o folk, pois ele aceita ser tocado em vários estilos principalmente o POP e ROCK, além de poder-mos executar vários arranjos de baixo e guitarra, como já foi dito antes, e ainda podemos usar palheta de guitarra para toca-lo, que particularmente não sobrevivo sem as palhetas pois elas dão um som mais brilhante que ser tocado pelos dedos, alem de proporcionarem uma grande velocidade nos solos, como se fosse uma guitarra.
Classificação quanto ao estilo
Violão harmonia faz apenas o fundo da música para dar um brilho, nelas são valorizadas as 3as e 5as arpejando as cordas e acordes.
Violão Melodia é o método em que seguimos a música, tocamos todos os acordes valorizando as notas reais da música. Violão Solo é o estilo onde tocamos apenas as notas principais da melodia.
Violão Base É o estilo que dá mais peso à música, ele é tocado com palhetas e batidas.
Capítulo 1 – INICIAÇÃO AO VIOLÃO
Antes de mais nada vamos fixar na cabeça os conceitos básicos que vocês vão encontrar no decorrer desta apostila e que precisam sabem para ir adiante.
Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.
Melodia - Combinação de sons sucessivos;
Harmonia - Combinação de sons simultâneos;
Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;
Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:
Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.
* PARTES DO VIOLÃO
CABEÇA OU MÃO
Cravelha (Tarraxa)
O nome correto é cravelha, e tem por finalidade aumentar ou diminuir a tensão das cordas do seu violão, e desta forma aumentar
...