Analise - Acorde na Aurora
Por: Victor Gondo • 5/9/2017 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
TEORIA DA COMUNIÇÃO
Felipe Edson
Gabriel De Paula
Pedro Ramos
Rodrigo Tripolone
Victor Gondo
ACORDE NA AURORA
(WALDENYR CALDAS)
Adamantina
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ADAMANTINA
TEORIA DA COMUNICAÇÃO[pic 2]
Projeto educacional da disciplina de Teoria Da Comunicação, desenvolvido por alunos do 1º Termo do curso de Publicidade e Propaganda, com fins de melhorar a experiencia e o aprendizado através de uma leitura, orientada pela prof.ª Ieda Cristina Borges.
Adamantina
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. MÚSICA CAIPIRA 4
3. MÚSICA SERTANEJA 4
4. DISTINÇÕES 5
5. CONVERGÊNCIAS..................................................................................................6
6. PROBLEMAS FUNDAMENTAIS.............................................................................7
7. CONCLUSÕES........................................................................................................8
- INTRODUÇÃO
O tema do livro é a diferença entre música caipira e música sertaneja, tratando assuntos como alienação do público, desagregação social, público atingido e poder ideológico. O mesmo também aborda o significado da música sertaneja em São Paulo como contribuidor para a comunicação em massa no Brasil.
- MÚSICA CAIPIRA
É uma manifestação espontânea da cultura rústica, mostrando a identidade do povo caipira, integrando assim a população dos bairros rurais, passa uma mensagem de expressão e conhecimento coletivo, evita a desagregação da população rural e interiorana, agindo como mediador das relações sociais, dando voz ao povo das zonas rurais, tem então o cantor como porta-voz não como ídolo.
[pic 3]
Figura 1 – Dupla caipira Tonico e Tinoco.
3. MÚSICA SERTANEJA
É um produto despersonalizado, pois foi reformulado pela cultura de massa que a transformou em mercadoria, a música sertaneja é então um elemento de entretenimento que aliena seus ouvintes, os temas rurais da são substituídos pelos urbanos, diferente da música caipira tem o cantor como ídolo, não como porta-voz, já que as canções falam de individualidades ao invés da coletividade.
[pic 4]
Figura 2 – Dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.
4. CONCLUSÕES
A música caipira possui uma série de pontos em comum com a música sertaneja, como ritmo e formação de duplas, mas apesar disso existe uma grande diferença entre as duas, a primeira é um objeto de alienação do ouvinte, enquanto a segunda evita a desagregação social.
A música setaneja é um objeto da ideologia burguesa, sendo consumida pelo proletariado como forma de entretenimento que é alienado pelas letras das canções.
.
...