Ad1 Introdução Ao Agronegócio
Trabalho Escolar: Ad1 Introdução Ao Agronegócio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aquiles25 • 1/3/2015 • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 809 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Introdução ao Agronegócio
Coordenador: Luiz Carlos de Oliveira Lima
Data para entrega: 01/03/2015
As respostas devem ser feitas diretamente na plataforma (texto on-line) ou através de envio de arquivo no AD1 poste aqui.
Boa sorte!
1. De acordo com o conceito de Sistema Agroindustrial (Commodity System Approach) disserte sobre as principais características dessa corrente metodológica estudada (3 pontos):
a) Os fundamentos teóricos da abordagem:
Resposta:
Goldberg apresentou o conceito de agronegócio chamando de Commodity System Approach (CSA). A ideia central dessa abordagem teórica sustenta que uma determinada matéria-prima ou commodity serve de base para inúmeros produtos distintos, perpassando as transformações sequenciais que esta matéria-prima sofre até chegar ao produto final, tendo-se ao final uma visão do todo, ou seja, uma de visão sistêmica.
b) A metodologia de pesquisa;
Resposta:
Através do conceito de CSA desenvolvido por Goldberg se afasta do corpo teórico da matriz insumo-produto de Leontief e vai ao encontro ao conceito tradicional da economia industrial de estrutura-Conduta-Desempenho. Dessa forma, passa-se a usá-lo como pilar de análise e de previsão.
As pesquisas e análises dos CSA visam encontrar o tipo de lucratividade obtida, a presença e o aparecimento de padrão de estabilidade de preços, a capacidade de adaptação dos agentes envolvidos e as estratégias empresariais tomadas.
c) A estratégia de desenvolvimento;
Resposta:
Diante da instabilidade da renda agrícola, a análise dos preços agrícolas ganha atenção, porém Goldberg não olvida a temática de organização do CSA, pois os contratos são qualificados como mecanismos de governança. Os preços por si só não explicam a governança do CSA. O avanço tecnológico possui uma posição que se sobressai onde atua, ´´não apenas no plano da produção rural, como também na indústria, distribuição e produção doméstica`` (Zylbersztajn).
Para Goldberg as relações contratuais possuem um papel diferenciado, pois atuam como instrumentos de coordenação estabelecendo uma ponte entre o CSA e a teoria de custos de transação. Além disso, Goldberg concebe a economia de custos de transação uma ótica que os contratos substituem a integração vertical das empresas o que converge com outras considerações de outros pesquisadores.
2. Por que, segundo Castells (1996), o surgimento da economia com base na tecnologia de informação caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma nova lógica organizacional? (3 pontos).
Resposta:
De acordo com Castells (1996), o surgimento da economia com base na tecnologia de informação caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma nova lógica organizacional que encontra-se correlacionada ao processo contemporâneo de transformação tecnológica, porém não depende do mesmo. O autor assume que o modelo de rede é praticado nas pequenas empresas quanto nas empresas de grande porte quando refere-se em caso de licenciamento e terceirização da produção.
A inovação se tornou par o autor a principal arma competitiva onde a estrutura organizacional pauta-se em alianças estratégicas entre as corporações. Houve também uma mudança de paradigma empresarial, ou seja, a velha burocracia verticalizada fora substituída pela horizontalidade com as seguintes características: hierarquia horizontal, gerenciamento de equipe, organização voltada para processos, medida de desempenho pela satisfação do cliente, recompensa com base no desempenho da equipe, maximização dos contratos com fornecedores e clientes e informação, treinamento e reciclagem de funcionários em todos os níveis.
Castells também chama atenção para os cinco tipos de redes que são: redes de produtores, redes de clientes, coalizões padrão, redes de cooperação tecnológica
3. Por que, segundo A noção de desenvolvimento polarizado François Perroux (1967) não há crescimento nem desenvolvimento sem concentração e expansão? (2 pontos).
Resposta:
Segundo François Perroux (1967), a indústria propulsora ou líder pode ser vistas como núcleo a partir do qual se propagam economias externas, promovendo custos decrescentes e produtividades crescentes, para o resto do sistema regional e nacional.
No longo prazo, a grande empresa propulsora ou líder transforma a estrutura regional, provocando o aparecimento de novas atividades dinamicamente complementares às suas próprias ou a outras atividades da região. Essas transformações provocam efeitos ascendentes, demandas de insumos e serviços para setores fornecedores e efeitos descendentes, oferta de insumos e serviços para setores compradores, no contexto do desenvolvimento regional.
A noção de complexo industrial tem nas compras de bens e serviços entre indústrias, como base estrutural das relações econômicas.
...