Adam Smith
Trabalho Universitário: Adam Smith. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunekinha • 24/9/2014 • 576 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
07) O que Adam Smith acreditava que era a essência do valor? Por que ele divergia dos Fisiocratas?
Qualidades físicas ou concretas dos objetos capazes de promover a satisfação das necessidades humanas. Segundo Smith, o preço real de todas as coisas para o homem que as quer adquirir é o trabalho e o incômodo de adquiri-las." Sendo assim, um determinado produto que tivesse gasto uma hora de trabalho para ser produzido só poderia ser trocado proporcionalmente por outro bem que tivesse levado o mesmo tempo para ser produzido, ou então por dois bens que tivessem levado meia hora em sua confecção, e assim sucessivamente.
Assim como os Fisiocratas, criou grandes teorias visando explicar as relações econômicas entre as classes sociais. Um ponto de grande destaque em seu estudo foi à origem da renda, o valor das mercadorias, as relações de troca, a criação e distribuição da riqueza na sociedade, a divisão do trabalho e a geração do excedente econômico. Smith formulou teorias visando explicar qual seria a melhor forma dos países manterem relações comerciais internacionais. Com o surgimento de grandes teorias econômicas em uma época em que não ainda estudos ligados a economia e neste contexto surgem os Fisiocratas e o Smith trazendo grandes avanços para as Ciências Econômicas.
08) Como ele entendia que ocorria a divisão do trabalho?
Smith afirma que “a divisão do trabalho, reduzindo a atividade de cada pessoa a alguma operação simples e fazendo dela o único emprego de sua vida, necessariamente aumenta muito a destreza do operário.” Além disso, os trabalhadores não perderiam tempo passando de uma atividade a outra – sua cabeça estaria voltada unicamente para aquela simples atividade a ele atribuída. Movimento que, inclusive, aumenta as chances de o operário realizar mais rapidamente a tarefa, além de pensar em possíveis soluções como a invenção e o aprimoramento de máquinas, que facilitariam seu trabalho.
09) O que Smith chamava de trabalho comandado e de trabalho incorporado? Qual deles era mais valioso para o trabalho e por quê?
TRABALHO COMANDADO: A riqueza é dada pela quantidade de objetos uteis que o indivíduo dispõe.
14) Considerando que a taxa de salários era constante, o que Ricardo deduziu que aconteceria com os lucros na hipótese de expansão da produção de cereais? Por quê?
Como o lucro da terra 1 é mais fértil, haverá disputa pela mesma e os empresários terão que pagar uma renda por ela. Assim, os empresários pagarão uma renda até o ponto em que a taxa de lucro da terra 1 se iguala à da terra 2.
Porque a produção em terras menos férteis cria a renda da terra. Tal renda é igual ao diferencial da produtividade do trabalho na pior terra (a marginal) e na melhor terra.
Devido às piores condições na terra marginal, a taxa de lucro tende a cair, mas competição entre os empresários capitalistas iguala a taxa de lucro; pois cada unidade de K recebe a mesma remuneração (retornos constantes).
Os lucros do capital caem porque as terras não possuem a mesma qualidade, e tanto a grau de queda no lucro quanto o grau de elevação das rendas fundiárias depende do aumento dos gastos na produção.
15)
...