Adm Aplicada
Artigo: Adm Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katia1510 • 18/3/2015 • 429 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
MODULO I
A estratégia como disciplina da administração é nova quando comparada com outras: é tratada como disciplina acadêmica a somente partir da segunda metade do século XX, a partir do pós-guerra.
Será apresentado dois textos para conhecer as origens do pensamento estratégico (Evolução da Estratégia nos últimos 50 anos e 100 anos de Gestão) qual o relacionamento da estratégia com a experiência militar (Influências do Militarismo Na Administração), bem como algumas das polêmicas que envolvem três termos: Planejamento de Longo Prazo, Planejamento Estratégico e Administração Estratégica. (Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica)
O primeiro texto, Influências do Militarismo na Administração se refere a uma matéria da Revista Exame sobre a Segunda Guerra em seu aniversário de 60 anos e aborda as contribuições do militarismo e da Segunda Guerra na Administração, incluindo em relação à estratégia.
Os dois primeiros textos tratam sobre a evolução do pensamento dos Pensadores/autores e suas contribuições daquela época.
Já o texto Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica aborda sobre alguns dos conceitos por traz do Planejamento de Longo Prazo que hoje é considerado por alguns como uma mera projeção de valores, sem considerar o ambiente onde a organização se insere; conceitos sobre o Planejamento Estratégico, bem como as Etapas da Administração Estratégica.
O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica
O Que é Planejamento Estratégico?
Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse Planejamento.
A maior dúvida diz respeito a uma acentuada tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” como se fossem sinônimos.
A grande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento a Longo Prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas.
A metodologia do Planejamento a Longo Prazo foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, com profunda influência da tecnologia de planejamento dos países com economia planejada a longo prazo. os planos a longo prazo tornaram-se projeções de lucro (para dez anos ou mais) sem muita utilidade, representados por uma enorme quantidade de papel e uma limitada quantidade de pensamento estratégico.
O grau de interação entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.
Mitos e Concepções Errôneas sobre Planejamento Estratégico
...