TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Empresas

Ensaios: Adm De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. E o profissional que atua nesta área é o administrador de finanças que tem o papel de analisar, planejar e controlar todos os recursos financeiros da empresa.

Para desenvolver o seu trabalho, o administrador de finanças precisa conhecer as estruturas e finalidades de cada demonstração financeira e como saber analisar cada uma delas. Além disso, deve estar muito bem informado sobre as mudanças no mercado financeiro.

DESENVOLVIMENTO

O conhecimento dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão?

Sim, A gestão do conhecimento envolve gerir o conhecimento dos processos de negócio da empresa, buscando promover a melhore constante dos mesmos através da utilização do seu capital humano e estrutural, aumentando continuamente a competência organizacional.

Segundo Murray (1996), gestão do conhecimento é a estratégia que converte os bens intelectuais das organizações, tanto as informações como o talento dos membros, em maior produtividade, novo valor e aumento da competitividade. Para Garvin (1993), uma organização baseada no conhecimento é uma organização de aprendizagem que reconhece o conhecimento como recurso estratégico, e cria conhecimento que pode ser processado internamente e utilizado externamente, aproveitando o potencial de seu capital intelectual, em que o trabalhador do conhecimento é o componente crítico. A empresa moderna que trabalha com a gestão do conhecimento precisa saber o que a empresa sabe, tirando o máximo proveito de seus bens intangíveis, identificando e mapeando seus ativos intelectuais, facilitando o acesso as informações corporativas, compartilhando experiências e tecnologia, investindo em treinamento, incentivando a criatividade e a inovação, e criando, desse modo, novos conhecimentos. Esses bens repousam em diferentes locais, tais como: base de dados, arquivos físicos e, principalmente, na cabeça de seus funcionários.

Para atingirmos a aplicação efetiva da gestão do conhecimento precisamos obter condições organizacionais através de mudanças nos processos que governam a criação. Disseminação, armazenamento, atualização e utilização do conhecimento.

A utilização da gestão do conhecimento nas empresas pode desencadear melhores decisões e ações em Marketing, vendas, produção, logística, recursos humanos, entre outras áreas, que ajudarão a atingir plenamente os objetivos estratégicos da organização, sendo uma área nova na confluência entre tecnologia da informação e administração. Assim, as empresas têm como propulsor para o futuro o seu capital intelectual, diferenciando-se no mercado, pelo que sabem, e tendo o conhecimento como sua maior vantagem competitiva.

Conceitos relacionados aos temas: GECON, ABC E RKW

GECON: O GECON é um modelo de atuação, que compreende um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos, que visa mensurar o VEE (Valor Econômico da Empresa) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado.

O Sistema de Informação do GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Um preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômico-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa.

ABC: O método, ou sistema ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custo associados a cada atividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.

Os custos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De fato, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com