Adm Pub Gerencial
Trabalho Universitário: Adm Pub Gerencial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SGTJORGE • 19/10/2013 • 721 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
Atividade de avaliação a distância (AD)
Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Superior de Tecnologia em Segurança no Trânsito
Professora:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Leia com atenção o enunciado e responda as questões:
1. O que é o Estado democrático de Direito, quais seus fundamentos básicos e como seus princípios se efetiva na Administração Pública entendida em várias esferas de ação (educação, saúde, segurança, etc..)? (3,0 pontos).
Resposta: É aquele que é constituído por lei e que respeita e promove os direitos sociais e humanos. Segundo (Verbo, 1968) possui como fundamentos básicos estar moldado sobre os direitos individuais naturais (liberdade, segurança e propriedade) e estar subordinado a normas jurídicas.
Seus princípios são efetivados na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 6º, cap II trata dos Direitos Sociais, tais como: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança etc.
2. Explique o que é Estado representativo e dê exemplos para ilustrar?
(2,0 pontos)
Resposta: É a sociedade politicamente organizada que originada de forma legítima ou não, representa os interesse dessa sociedade. Os exemplos são a Monarquia Parlamentar na Inglaterra e a República federativa no Brasil.
3. Cite algumas características dos governos militares (1964- 1984) e escreva, em no máximo 10 linhas, qual o modelo de estado prevaleceu e quais as implicações dessa administração para a sociedade. (3,0 pontos).
Resposta: Características dos Governos Militares:
Inicia-se com a introdução, por parte do comando da revolução, do Ato Institucional nº 1, que deu plenos poderes ao executivo (presidente) e entre outras coisas instaura o governo ditatorial no país.
Governo de Castelo Branco (1964 – 1967)
Como todo governo ditatorial deu ênfase ao fortalecimento do poder executivo e à segurança da nação, criou o Serviço Nacional de Informações (SNI), introduz o AI 2, que acaba com o pluralismo político e estabelece o bipartidarismo (MDB e ARENA), introduz o AI-3 que estabelece eleições indiretas para governador, introduz o AI-4, que fecha o Congresso Nacional e reabre para elaboração constituição de 1967, que legaliza o autoritarismo.
Governo de Costa e Silva (1967 – 1969)
General da chamada “linha dura”, contou com reações da sociedade frente ao regime, com isso editou o AI-5, o mais antidemocrático de todos, onde entre outros suspende o habeas corpus e aumenta os órgãos de repressão política.
Governo de Médici (1969-1974)
Também
...