Administracao De Marketing
Trabalho Escolar: Administracao De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jquerubina • 21/11/2013 • 2.597 Palavras (11 Páginas) • 473 Visualizações
Satisfação, valor e retenção do cliente.
O marketing dispõe de uma rica variedade de conceitos e ferramentas para ajudar seus profissionais a se orientarem em relação às decisões a serem tomadas.
Podemos estabelecer uma distinção entre as definições sociais e gerenciais de marketing. De acordo com uma definição social, marketing é um processo societal por meio do qual indivíduos e grupos obtém aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços.
Nas definições gerenciais, o marketing geralmente é descrito com o “a arte de vender produtos”. Mas, para Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração, “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar”.
Um profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto ou doação) de uma outra parte, denominada cliente potencial (prospect). Se duas partes buscam vender algo e uma para a outra, então ambas são profissionais de marketing.
O profissional de marketing precisa entender as necessidades do mercado alvo em que irá atuar e essas necessidades são necessidades humanas básicas como comida, oxigênio, água, roupas e entretenimento. Essas necessidades, por si só, tornam-se desejos, desejos em poder satisfazer cada uma dessas necessidades. Deste modo, tais desejos, tornam-se demandas, por produtos ou serviços que possam concretizar o que se esperar em satisfazer suas necessidades. Esses produtos tornam-se cada vez mais específicos apoiados às possibilidades de pagar por eles.
Em tempos em que a convergência midiática tornou-se grande aliada do profissional de marketing que, por sua vez, tem inúmeras possibilidades para falar diretamente com seu público alvo, tal público também vem se aperfeiçoando enquanto consumidor, sendo mais exigente, analítico, persuasivo e sabendo exatamente o que quer e com que qualidade, buscando pelo melhor custo benefício, sendo o custo cada vez menor ou mais adequado e com melhor qualidade no beneficio do produto/serviço adquirido.
As empresas precisam estar atentas às mutações não apenas do mercado de seu segmento, com suas tendências ou novas tecnologias, mas também, às constantes adaptações culturais que seu público alvo tem sido exposto. Há de se observar como a sociedade mudou seus olhares para as tecnologias, que há algumas décadas pareciam assustadoras ou utópicas, hoje, principalmente pelo uso de dispositivos móveis e digitais, tornaram-se grande aliados, o que muda, de fato, a maneira como espera-se pelas novidades que começam a criar forma em meio ao dia a dia do consumidor. Deste modo, as organizações, empresas, agências e toda instituição que necessita comunicar-se para criar necessidades, desejos e demandas em seu mercado, necessitam, também, dispor de um impecável plano de comunicação com seu público, mas não apenas para suas ações específicas ou sazonais, mas sim, planos de fidelização que sejam promissores em fortalecer sua marca, aumentar seu Market Share e fixar sua participação na vida do seu consumidor, conquistando cada vez mais Share of Mind.
O processo de fidelização do consumidor vai muito além de fazê-lo procurar sempre pelo seu produto ou serviço para atender uma demanda, mas sim, tornar-se referência ao fazê-lo. Com inúmeras ferramentas de CRM, vem tornando-se cada vez mais eficaz a analise do comportamento do consumidor, mas também, exigindo cada vez mais capacidade em gerenciar todas essas informações para melhor atendê-lo.
Baseando-se em fatores como, custo benefício, comodidade e satisfação do cliente, as empresas agregaram valores às suas marcas e isso, definitivamente, será um fator de grande importância para seus próximos passos frente ao seu mercado, pois seu reconhecimento positivo fará com que seu cliente torne-se muito mais atento às suas ações e, quem sabe, ganhar ainda alguns “entusiastas” que auxiliarão, de modo natural no famoso marketing “boca a boca”.
Uma empresa que planeja e sustenta suas ações com base em pesquisa e dados reais sobre seu publico, mostra-se interessada não apenas em seu crescimento e sustentação, mas sim, preocupada com o dinamismo de escolhas de seu mercado. Sendo assim, seu planejamento torna-se essencial não para se manter como uma fatia ativa financeiramente no mercado, gerando receita e lucro, será a base sustentável para ações sólidas, consistentes e com conhecimento das necessidades do seu mercado, com poder de ação e capacidade de adaptação ao seu cliente tendo como seu maior foco, satisfazê-lo.
Análise das oportunidades de mercado.
Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar neste ambiente, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores.
A forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado. Entretanto, é necessário que as empresas conheçam a si próprias antes de mais nada. Qual é o meu produto? Quem é o meu público alvo? Quanto represento deste mercado? Quem são meus concorrentes? Como me posiciono frente meus concorrentes para atingir meu público? – Perguntas como estas são básicas, mas, muitas vezes, parecem não ter respostas uma vez que olha-se primeiramente para o mercado e não se faz uma analise própria para então, começar a analisar e atuar com seus clientes.
A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.
A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.
1. Análise do ambiente de negócios
A empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), buscando identificar uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano.
2. Marketing estratégico
Nessa
...