Administracao Sistemas De Informações
Artigos Científicos: Administracao Sistemas De Informações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jkarolinev • 1/10/2014 • 9.973 Palavras (40 Páginas) • 241 Visualizações
Adm Sist de Informações.
Unidade 1
Definições de sistema:
O conjunto de elementos interdependentes que se unem;
Ou um todo organizado;
Ou partes que interagem formando um todo único e complexo.
Exemplos de sistemas:
Sistema de transporte, sistema de água e esgoto, sistema de controle de trânsito, sistema de segurança pública e outros.
Os sistemas podem se subdividir em subsistemas, que são sistemas menores que possuem elementos que fazem parte de um sistema maior.
A definição de sistema pode ser dividida em 2 tipos:
Sistema fechado: não sofre ação externa. Somente seus componentes possuem interação entre si;
Sistema aberto: sofre ação interna e externa. Há interação entre seus componentes, e sofre pressão dos componentes externos (outros sistemas ou subsistemas).
O sistema empresarial e seus subsistemas
Pode-se definir uma empresa como um sistema aberto, pois sofre interação/ pressão dos seus subsistemas (departamentos e seções) e do ambiente externo (concorrência, sociedade, tecnologia, economia, legislação, etc.), devido a isso, o sistema empresarial precisa ter agilidade de resposta para poder sobreviver no mercado em que se encontra.
Estrutura sistêmica das empresas
Uma empresa gera milhares de dados, esses dados, quando organizados e classificados para suprir um objetivo específico, passam a ser chamados de informação.
Dados: são seqüencias de fatos brutos que representam eventos internos e externos, antes de serem organizados de forma a serem compreendidos. (Ex.: números, tabelas, gráficos, sons, imagens, etc.)
Informação: é o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou algo. Ela aumenta a compreensão e o entendimento dos dados apresentados. (Ex.: a interpretação de uma tabela ou gráfico).
Sistemas de informação
Há duas definições, uma genérica e uma mais técnica:
Sistema de informação (genericamente) – é todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades;
Sistema de informação (tecnicamente) – é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
Três atividades em um sistema de informações produzem informações importantes para organização, são elas:
Entrada – registro ou coleta dos dados gerados na empresa em suas atividades diárias, internas e externas;
Processamento – processamento de transformação dos vários dados gerados em informações úteis para o processo de tomada de decisões;
Saída – transferência das informações processadas a quem a utilizará, ou à atividade nas quais serão empregadas;
Há ainda o feedback, que é quando os dados de saída retornam à entrada do sistema para uma realimentação, com intuito de avaliar e corrigir eventuais erros de entrada.
Fatores ambientais, como clientes, fornecedores concorrentes, governo, sindicatos etc. interagem com a organização e seus sistemas de informação.
Existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões:
Fontes de informação – dizem respeito à origem das informações ou a localização delas.
Redes de comunicação – levam estas informações a todos os pontos onde elas sejam necessárias.
Um dos maiores problemas empresariais para a tomada de decisões pode ser resumido no fato de que nem sempre as informações estão disponíveis para o nível gerencial da organização e muitas vezes, quando estão, estas informações podem estar desatualizadas. O que fazer?
Todo o conjunto de dados a serem coletados nos diversos sistemas (internos/ externos) e que deverão ser processados em informações úteis, tem de ser gerenciados por alguma estrutura que permita o armazenamento de grandes quantidades de informações, o processamento rápido e a disponibilidade para qualquer integrante da organização que tenha autorização para acessá-la. Para o controle do conjunto de informações que fluem por essa estrutura usam-se os sistemas de informação.
Dimensões dos sistemas de informação
Dimensão organizacional – diz respeito a questões como a hierarquia da organização e seus níveis de autoridade e responsabilidades que são refletidos no organograma. Essa estrutura revela uma clara divisão do trabalho.
Dimensão humana – sistemas de informação não têm valor algum, se não houverem operadores capacitados para que funcionem corretamente, e se não houverem pessoas que saibam usar as informações para ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
Dimensão tecnológica – tecnologias novas e aperfeiçoadas criam ou substituem processos, produtos, equipamentos e serviços no mundo corporativo diariamente.
A tecnologia da informação, pela sua importância, não pode ser usada como um “modismo”, e a estrutura que a compõe deve ser adequada ao tamanho e à necessidade da organização e das pessoas que vão operar esta estrutura.
Objetivos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Melhores decisões gerenciais: as tecnologias e os sistemas de informação têm permitido a tomada de decisões usando dados e informações em tempo real provenientes do próprio mercado. Reduzindo assim erros de produção, gastos excessivos entre outros.
Exemplo do uso da tecnologia é o trabalho externo, ou seja, hoje em dia se está conectado a empresa onde trabalha não importa onde estiver, isso se deve a: internet, e-mail, conferências online etc.
Novos produtos e serviços: as tecnologias
...