Administraçao De Empresas
Trabalho Universitário: Administraçao De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoniocorrea • 14/10/2013 • 3.861 Palavras (16 Páginas) • 142 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ao longo desse trabalho iremos falar sobre problemas Socioambiental, as responsabilidade Socioambiental, as indústrias petrolíferas a crise do petróleo entre outros assuntos.
DESENVOLVIMENTO
Defina Responsabilidade Socioambiental?
A responsabilidade social empresarial é mais que uma estratégia ou ação isolada, ela é uma inovadora forma de gestão dos negócios que engloba o ambiente interno e o ambiente externo das organizações. A gestão com responsabilidade social envolve uma atitude focada na postura ética e transparente, que inclui todos os setores e atividades da organização. Na abordagem de Wilson da Costa Bueno.
Responsabilidade social é o exercício planejado e sistemático de ações, estratégias, e a implementação de canais de relacionamentos entre uma organização, seus públicos de interesse e a própria sociedade, tendo em vista: a) contribuição para o desenvolvimento social [...]; b) propiciar condições ideais de trabalho para os seus colaboradores [...]; c) assumir a transparência e a ética como atributos fundamentais [...]; d) preservar o meio ambiente [...]; e) praticar a excelência na fabricação de produtos e na desenvolvimento científico e cultural, esportivo, educacional e comunitário. (2003, p. 107)
As transformações geradas pelo desenvolvimento econômico e tecnológico fazem surgir vários movimentos cobrando por mudanças sociais, científicas e tecnológicas das empresas. Sendo assim os consumidores passam a delimitar as escolhas dos seus produtos de acordo com as responsabilidades das empresas em nível social e ambiental. A partir disso, torna-se evidente que a organização, precisa promover intercâmbios com o ambiente externo e que essa troca não seja conduzida somente por relações lucrativas, mas sim por interesses sociais, impulsionando o aprimoramento de políticas que visem ao progresso social, bem como o progresso econômico sustentável.
A partir disso, as empresas passam a enxergar Responsabilidade Socioambiental como um grande negócio e cada vez mais adotam a esses programas que são: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social, coleta de lixo, reciclagem, programas de coleta de esgotos e dejetos, e questões que envolvem: lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilização de agrotóxicos, poluição, entre outros.
Portanto, responsabilidade socioambiental, pode ser entendida como a ligação dos conceitos Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, porque não há conscientização do meio ambiente sem se conectar com a realidade de cada comunidade.
Quatro problemas ambientais que enfrentamos na atualidade?
- Desmatamento, que acarreta em perda da Biodiversidade;
- Poluição das águas e solos devido à falta de saneamento básico nas áreas urbanas e rurais;
- Falta de políticas de gerenciamento de resíduos sólidos nas áreas urbanas, gerando “lixões”;
- Poluição industrial que partem da emissão de resíduos.
Como os problemas socioambientais podem interferir no funcionamento de uma organização? Explique e dê exemplos?
Nas organizações, tudo que acontece de modo a fazer um trabalho desandar, é um fator de interferência, portanto os problemas ambientais citados acima são fatores que causam disfunção em cada tipo de organização que afeta o meio ambiente e a sociedade.
Por exemplos:
O desmatamento ocorre por três fatores principais: a obtenção de solo para a agropecuária, a indústria madeireira, e a especulação imobiliária, que é uma falta de conseqüência ambiental e falta de fiscalização do governo sobre os cumprimentos das leis. Suas conseqüências ambientais e socioeconômicas são inúmeras, então citarei algumas delas: perda da biodiversidade; redução da umidade relativa do ar; aumento do efeito estufa; perda do potencial hídrico brasileiro.
A Poluição das águas e solos ocorre pela falta de coleta e tratamento do esgoto é um dos principais problemas ambientais, pois milhares de brasileiros vivem sem coleta de esgoto, que contamina os solos, corre a céu aberto e é fonte de graves doenças. A maioria do esgoto coletado vai direto para os rios e isto deveria ser tratado com mais cuidado porque contribuiria com a recuperação da nossa água, melhorando assim a nossa flora e fauna e também a melhoria da saúde para milhões de brasileiros que vivem em situações precárias. A falta de um saneamento básico acarreta várias conseqüências na nossa organização, pois o descaso com a população carente, deixa varias pessoas doentes.
A questão dos Resíduos Sólidos vem sendo mais discutida atualmente, mas muitos brasileiros não têm consciência que o lixo também é nossa responsabilidade, de cidadãos que somos. A maioria dos resíduos sólidos é despejada em lixões que é uma técnica totalmente poluidora e de degradação ambiental, tendo conseqüências ruins aos próprios seres humanos, já que o mau armazenamento do lixo polui o ar, o solo, conseqüentemente os lençóis freáticos e os rios, acarretando a contaminação do ambiente atmosférico e dos alimentos ingeridos por nós, pois o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas demoram muito para desaparecer e contamina tudo. A melhor maneira de acabar com isso é a diminuição da quantidade de lixo produzida, utilizando a reciclagem.
E por último a Poluição industrial que partem da emissão de resíduos é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos, metais e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados contaminando o lençol freático; os líquidos são despejados em rios e mares contaminando a água; os gases são lançados no ar, prejudicando o ar que respiramos e a camada de ozônio, influenciando
...