Administração Científica De Taylor
Artigos Científicos: Administração Científica De Taylor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmatheus1995 • 27/2/2015 • 366 Palavras (2 Páginas) • 637 Visualizações
Administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915) no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. A Administração cientifica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução de custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa. ele observou que o sistema de gestão da época continha muitas falhas, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.
1º período de Taylor: Racionalização do trabalho dos operários das fabricas da época.
2ºperíodo de Taylor: Definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa
Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa
Especialização do trabalhador
Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas
Analise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho
Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores
Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho
Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade
Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade
Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo
Disciplina na distribuição de atribuição e responsabilidades
Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso.
Em seu livro “Administração de oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente, tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.
Com base nesses estudos, Taylor criou alguns princípios que em sua opinião norteavam a administração científica. A Seguir veremos quais foram eles.
...