Administração: Ciência, Arte Ou Profissão
Trabalho Escolar: Administração: Ciência, Arte Ou Profissão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiegoBaum • 11/6/2014 • 399 Palavras (2 Páginas) • 1.021 Visualizações
Sempre há esse questionamento, em qual dessas três a administração se encaixa melhor. Muitos críticos declaram-na como uma arte, igualmente fortes são os argumentos de que ela é uma ciência devido aos seus “princípios”. Outros a declaram como uma profissão, devido aos inúmeros profissionais da área: estudiosos, consultores e inovadores.
Ciência
Os seres humanos não são padronizados e os experimentos não podem ser repetidos sob condições padronizadas (Frederick Taylor)
A administração preenche os requisitos para um campo de conhecimento porque ela pode ser estudada (pode ser aprendida ensinada e pesquisada) por algum tempo e tem sido organizada em uma série de teorias (Luther Gullick)
A administração entretanto, não pode ser apontada como ciência exata como as ciências naturais; nunca poderá ser uma ciência exata porque trata com seres humanos.
Sendo assim é uma ciência social que lida com fenômenos complexos sobre os quais pouco se sabe. Alguns estudiosos ou escritores preferem denominar a administração como uma ‘ciência leve’ na qual não existem regras pesadas e rápidas mas sim limitações (Peter Drucker)
Arte
A administração é fortemente orientada para um cumprimento de metas. Para isso, os administradores manipulam os recursos humanos na atividade organizacional.
O dinheiro como um elemento de motivação
Fato de as pessoas não gostarem de trabalhar
Elemento humano tem que ser coagido, controlado e dirigido
Administração implica no uso de autoridade: Ter autoridade é o direito de dar ordens e o poder de obter a obediência dos subordinados, com isso os resultados devem ser alcançados. Caso não, implicará que o empregado seja punido pelo fraco desempenho, por não estar nos padrões ou sair do plano estabelecido.
Administração envolve obter resultados através das pessoas:
-> Criar oportunidades;
->Remover obstáculos;
->Encorajar o crescimento e o desenvolvimento dos trabalhadores;
->Promover uma orientação quando necessário.
Profissão
Acredita-se que o espírito profissional demande um “instinto matador”, uma grande coragem para enfrentar os desafios e alcançar resultados de modo diferente.
De acordo com alguns estudiosos as principais características de uma profissão incluem:
->Técnicas, habilidades e um conhecimento especializado;
->Treinamento e competência;
->Ter um código de ética ou padrões de conduta;
->Um compromisso de servir mais do que obter recompensas.
Atualmente tem-se constatado que o sucesso no trabalho é mais importante do que as recompensas financeiras ou os ganhos políticos para aquelas pessoas que têm o básico para as necessidades
...