Administração: Ciência, técnica Ou Arte?
Dissertações: Administração: Ciência, técnica Ou Arte?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmilapaes • 17/9/2014 • 849 Palavras (4 Páginas) • 5.649 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIA, TÉCNICA OU ARTE?
INTRODUÇÃO
A fim de conduzir o raciocínio com clareza e objetividade, é necessário, antes, esclarecer os resultados desejados. Qual a finalidade de saber se administração é ciência, técnica ou arte?
A administração, como procedimento, permeia todos os espaços da atividade humana, mas ao profissional dessa área interessa apenas conhecê-la enquanto meio para obter determinados resultados, pouco importando se está empregando técnica com arte ou fazendo ciência. Na verdade, o profissional está sempre às voltas com eventos factuais que dele exigem técnica, sensibilidade e criatividade. Para ele, a administração deve fornecer o ferramental para o enfrentamento dos fatos administrativos, em cuja extremidade está o superávit, sem o que os empreendimentos não sobrevivem e sua intervenção torna-se destituída de sentido.
Como tema de estudo e aprendizado, é na escola que a administração encontra seu espaço, onde interessa conhecê-la em sua totalidade, enquanto história, teoria, técnica e ciência.
CONCEITOS BÁSICOS
CIÊNCIA: Ciência significa conhecer, compreender, é produzir conhecimentos relativos a um objeto delimitado, obtidos através de métodos racionais, enfim, explicar a realidade. Ela não cria objetos e coisas. Entretanto, sucintamente e para nossa finalidade, pode-se afirmar que fazer ciência também é produzir conhecimento novo.
TÉCNICA: A técnica tem como objetivo principal a operação ou podemos dizer, a manipulação da realidade. Técnica significa, através de normas e procedimentos, transformar a realidade de um objeto ou coisa. A técnica corresponde ao "como fazer". Podemos dizer que a técnica é uma complementação da ciência.
Logo, a ciência explica as coisas através de hipóteses, leis e teorias, e a técnica não explica nada, apenas transforma coisas e objetos de acordo com a necessidade.
ARTE: A arte que não explica e nem procura transformar coisas e objetos. Ela apenas procura captar uma realidade.
A arte depende, quase que exclusivamente, do ponto de vista do indivíduo, depende até do estado de espírito da pessoa no momento em que está captando essa realidade.
ANÁLISE
A ciência gera a técnica que é usada, nos meios empresariais, em situações concretas, visando resultados específicos. O técnico conhece, por antecipação, os possíveis resultados de sua aplicação, numa quase relação causa-efeito. Esse conhecimento é adquirido na escola através do estudo da história e da teoria da administração. Salvo raríssimas exceções, não se faz ciência na empresa, mas sim nas academias. E lá, o que pesquisa o administrador-cientista? Como ele faz ciência?
Igual a outros cientistas, ele cria modelos através dos quais procura explicar fatos. Pesquisa novos modelos de intervenção sobre os fatos administrativos, buscando novos padrões de eficiência para aumentar o ganho empresarial. Portanto, nesse sentido, a administração-ciência não é neutra. Ela está a serviço do capital.
E a arte? Podemos entender arte, no campo profissional, como a sensibilidade, a capacidade de sentir, perceber e interpretar a realidade vivida. Dessa forma, a arte estaria relacionada com certos aspectos da ética, da cidadania, que dariam ao administrador a percepção dos limites do oportuno e do adequado.
CONCLUSÃO
A administração é antes de tudo uma ciência que estuda as organizações a fim de compreender seu funcionamento, sua evolução e seu comportamento, e a técnica atua como um complemento dessa ciência tão maravilhosa e desafiadora.
Podemos comparar a administração, por tratar-se de uma ciência em formação, a um objeto que
...