Administração De Cargos E Salarios
Dissertações: Administração De Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Talytha • 3/12/2013 • 886 Palavras (4 Páginas) • 403 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
O DILEMA
Se, por um lado, a empresa necessita manter salários competitivos para atrair pessoas capacitadas para seu quadro, por outro lado, os salários representam parcelas significativa nos custos, representando um grande dilema. E como manter salários competitivos sem que eles interfiram nos custos, oferecendo riscos á competitividade da empresa? Tendo uma política de poucos, bons e bem remunerados. Mas somente isso não é suficiente; é ainda necessário cuidar do equilíbrio salarial interno, oferecer oportunidade de crescimento profissional e repensar a forma de remuneração. Existem varias alternativas para isso, que ultrapassam as questões centrais da política clássica de gestão de cargos e salários, a implantação de um plano que proporcione carreira profissional e de uma política séria de implantação nos lucros ou resultados, além de benefícios diferenciados. Antes de pensarmos no planejamento para implantação de um plano de cargos e salários ou de revisão do existente, a política de lucros, bons e bem remunerados merece ampla discussão.
EQUILIBRIO
A preocupação central da Administração de Cargos e Salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo.
O equilíbrio externo é conseguir pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante, porque os colaboradores comumente julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as coma as dos demais colaboradores. Muitas vezes a implantação com a remuneração advém da diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não é visível, maior é a complexidade, ou a responsabilidade, o conhecimento, a capacidade e a produtividade.
O equilíbrio externo é conseguido com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho. Também é muito importante o equilíbrio externo, uma vez que os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Alem disso quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades em conservar seus talentos profissionais.
PLANEJAMENTO DO TRABALHO
A implantação ou a revisão de um plano de cargos e salários é um projeto e como qualquer outro projeto devem ser estabelecido os objetivos que se pretende atingir. Sugerimos alguns: atender à premissa do equilíbrio interno e externo; servir como instrumento das oportunidades de trabalho e desenvolvimento na empresa; tornar clara a política de salários; servir como base de u plano de carreira e de outros subsistemas de recursos humanos, como treinamento e desenvolvimento, planejamento, recrutamento e seleção; provocar nas pessoas motivação estimula para melhorar suas qualificações profissionais.
Definidos os objetivos é necessário determinar o numero de planos salários. Esse número depende dos grupos ocupacionais da empresa, como por exemplo: operacionais, administrativos técnicos, gerenciais, uma vez que cada grupo tem pré-requisitos distintos e, portanto exige forma diferenciada de estabelecimento de avaliação e de composição salarial.
GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS.
A Gestão de cargos e salários é um processo utilizado para orientar colaboradores e organização referentes às regras e os caminhos necessários para o progresso dentro da empresa, fixando critérios que possibilitem a empresa agir de forma mais racional, profissional e impessoal. É uma ferramenta que tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários.
A INPORTANCIA DA GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS.
...