TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Cargos E Salarios

Dissertações: Administração De Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 16

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

RECURSOS HUMANOS

2° SEMESTRE

ANA MARIA MAZUCATTO – RA: 9435574472

ELIANA OLIVEIRA SOUZA – RA: 7528585908

MARIA APARECIDA DA SILVA – RA: 7925692140

REGINA INES RUBIM SOUZA – RA: 9675482704

Gestão de Desempenho

PROFESSOR TUTOR ROSANGELA

SÃO CAETANO DO SUL/SP

09/214

ÍNDICE

1.- Introdução..................................................................................................................03

2.- Conceito do Modelo de Gestão por Desempenho e a sua Importância ....................05

3.- Desenvolvimento

3.1 Informações da Empresa.......................................................................................06

3.2 Quadro de Competência.........................................................................................08

3.3 Avaliação de Desempenho.....................................................................................10

3.4 Proposta de Melhorias Relacionadas a Gestão de Desempenho............................12

4.- Considerações Finais..................................................................................................16

5.- Referências.................................................................................................................17

1 – INTRODUÇÃO

O ambiente de negócio e gestão tem sido marcado pela rapidez das mudanças tanto socioeconômicas, quanto políticas e tecnológicas. Portanto, mudança é a palavra que caracteriza o atual ambiente em que vivemos. É um desafio que precisa ser superado por todas as organizações e encontrar profissionais competentes para lidar com este novo cenário é o foco da gestão de desempenho.

As mudanças aceleradas que têm ocorrido no mundo exigem das organizações adaptações e respostas rápidas aos novos desafios. Cenários competitivos resultantes da globalização, privatização, entre outras, tem levado as empresas a repensar suas estratégias, com o objetivo de alcançar a excelência e melhores níveis de competividade.

Dessa forma, é possível dizer que a melhoria contínua é regra básica dentro das organizações. Hoje, a ferramenta utilizada é o capital intelectual e suas competências.

Neste novo cenário as organizações têm valorizado indivíduos que conseguem unir conhecimento, habilidade e atitudes e por fim mostrar competência.

Competência é a palavra usada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa.

Gestão por Competência trata justamente do modo de gerir a tríade – conhecimento, habilidade e atitude, ou seja, gerir pessoas.

Antes, porém, as organizações apenas avaliavam seus colaboradores pelo conhecimento e habilidade, percebeu-se então a necessidade de avaliar também o perfil comportamental, ou seja, as atitudes.

Os modelos tradicionais de gestão, formulados com base nas características da sociedade industrial, incorporavam uma visão restrita sobre o papel do ser humano nas organizações. Em decorrência, as ações relativas ao aproveitamento do pleno potencial dos trabalhadores eram conduzidas de forma limitada. A atual ambiência de negócios exige a superação dessas limitações. Na sociedade do conhecimento, torna-se indispensável à plena utilização do potencial criativo e inovador encontrado em todos os trabalhadores, mas que somente se efetiva quando corretamente desenvolvido.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a gestão por competência pode ser uma importante ferramenta para o departamento de Recursos Humanos, de forma a ajudar a traçar perfis de indivíduos que só venha a agregar valores à organização e também mostrar como a gestão de competências tem se firmado como uma importante opção estratégica na área de gestão de pessoas, contribuindo para enfrentar esse desafio. É destacada a forma como a adoção dessa nova perspectiva contribui para o reposicionamento estratégico da gestão de pessoas, bem como os impactos gerados nas principais atividades a ela relacionadas: recrutamento e seleção, gestão da remuneração, avaliação do desempenho e desenvolvimento de pessoal.

2. - CONCEITO DO MODELO DE GESTÃO POR DESEMPENHO E A SUA IMPORTÂNCIA

A Gestão de Desempenho é um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo muito nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais, além da contratação de resultados quantitativos do negócio. Desse modo, é evidente que o desempenho é um fator de su-ma importância e que deve ter sobre ele a maior atenção e monitoramento, para o fim de se obter o melhor resultado. A gestão do desempenho surgiu nos últimos anos como um conceito alternativo às técnicas tradicionalmente utilizadas para avaliar o desempenho dos empregados. É mais do que um meio de comparar os resultados alcançados com os esperados, é um processo que visa identificar o alinhamento dos colaboradores com os comportamentos que a organização quer estimular e que traduzem seus valores.

As ferramentas utilizadas para a aplicação da gestão do desempenho são através do planejamento estratégico; definição de metas, indicadores, prioridades e valores para a empresa, através de processos e indivíduos; avaliações; plano de desenvolvimento pessoal e atividades de aprendizagem e desenvolvimento. O processo de gestão do desempenho funciona como um mecanismo de acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com