Administração De Cargos E Salários
Trabalho Universitário: Administração De Cargos E Salários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aimeedepaula • 19/2/2014 • 4.134 Palavras (17 Páginas) • 266 Visualizações
INTRODUÇÃO
Lidar com mudanças será o grande desafio do gestor nesse século. A maneira de produzir mudou a maneira de vender mudou e é claro, a maneira de remunerar os indivíduos também mudou.
O conceito de Remuneração Estratégica vem sendo usado com frequência e seus divisores como remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competência vieram para ficar.
Definir o salário de um profissional é uma decisão muitas vezes subjetiva. A avaliação do desempenho de um profissional, na maioria das vezes, é uma questão de percepção do Diretor ou Gerente responsável pela avaliação.
Salário e Motivação
Salário é o pagamento de um trabalho, constitui uma medida do valor na organização, colocando uma pessoa em uma hierarquia de status dentro da organização e é para o indivíduo um meio para alcançar outros objetivos (fonte de renda). Sendo assim, o salário é a contraprestação devida pelo empregador em função do serviço prestado pelo empregado, objetivamente, é o preço da força de trabalho que o empregado coloca à disposição do empregador através do contrato de trabalho. Seu valor é determinado pelo mercado de trabalho, em função da demanda de mão-de-obra, portanto, o salário tem o seu valor fixado de acordo com a lei da oferta e da procura, sempre respeitado o mínimo legal, deve constar obrigatoriamente do contrato de trabalho, também é considerado para o salário o tempo em que o empregado fica à disposição do empregador.
Motivação é a vontade para fazer um grande esforço para conseguir os objetivos da organização, condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade pessoal. A motivação é o impulso e o esforço para satisfazer um desejo ou um objetivo e pode estar dirigida para o aumento do trabalho ou para a sua diminuição, dependendo dos fatores que estiverem imperando. que podem ser:
• O desejo de ser promovido.
• O propósito de realizar um bom trabalho.
• Desejos econômicos ou outros.
• O desejo de aprender.
• O medo de perder o emprego.
• O convencimento de que seu trabalho vale à pena.
Entre os elementos negativos aparecem os seguintes:
• Problemas de relações com os subordinados.
• Dificuldades ou complicações com o serviço.
• Inércia para não trabalhar
Então a o desafio da motivação consiste em elevar os aspectos que originam o efeito positivo e eliminar ou diminuir ao mínimo aqueles que potencializam o efeito negativo, tornando compatíveis os objetivos da organização com as necessidades pessoais dos colaboradores.
Aspectos teóricos de Abraham Maslow-Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow:
A teoria de hierarquia das necessidades de Maslow é uma das mais importantes no campo motivacional. Ela busca explicar o que motiva os indivíduos a partir da análise de cada necessidade existente.
Para Maslow, as necessidades humanas podem ser divididas em cinco, dentro de uma escala na qual, a partir do momento em que temos uma necessidades satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador de nossas atitudes, até atingir á satisfação de todas elas. Mas ao mesmo tendo atingindo a satisfação da necessidade mais complexa, se alguma outra deixar de ser satisfeita, esta assume papel prepondente, tornando imprescindivel a sua satisfação.
Aspectos teóricos de Frederik Herzberg- Teoria dos fatores e motivacionais de Herzberg:
Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como:ambiente de trabalho, relacionamento com os supervisores, benefícios sociais e salário, que são vistos como fatores que podem gerar insatisfação e, quando de acordo com as aspirações dos funcionários, atingir um estado Maximo de não satisfação. Já os fatores motivadores que estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional, levam os funcionários de estados de não satisfação ao de satisfação.
Aspectos teóricos de David MacClelland – teoria da motivação pelo êxito e/ ou medo de MacClelland:
David MacClelland Apresentou 3 necessidades ou motivos como os responsáveis pelo comportamento humano. A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo
A Teoria de McLelland afirma que cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. Mas, essas necessidades nunca são nulas, ou seja, sempre haverá um traço dessa necessidade, por menor que seja principalmente a "Realização", que é a primeira necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida.
A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg.
Atualmente a teoria de McClelland é utilizada para medir o Clima Organizacional de uma empresa.
Grupo Mury
Desde 1978 atuando no mercado de assessoria contábil, fiscal e empresarial, a Mury desenvolveu junto a seus clientes uma parceria singular com ênfase no desenvolvimento humano, tecnológico e no aperfeiçoamento das ferramentas gerencias administrativas.
Com toda essa experiência, a empresa atua hoje nos estados de Minas Gerais e São Paulo, nos mais diversos ramos de atividade como mercantil comercial, prestação de serviços, industrial e factoring.
Nome: Grupo Mury Assessoria Contábil Ltda.
Localização: Jacareí, Centro / SP.
Segmento em que atua: Contabilidade
Porte/ Tamanho: Pequena
Missão:
...