Administração De Materiais
Artigos Científicos: Administração De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vadiana • 29/9/2013 • 1.580 Palavras (7 Páginas) • 353 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
A administração dos materiais tem grande importância dentro de uma empresa, pois é lá que está o coração da empresa, é neste setor que tudo começa e é ele que leva todo o processo adiante. É através da administração de materiais que os recursos são direcionados e que são detectadas e sanadas as necessidades de todo o conjunto.
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc. A administração de materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.
A administração de materiais destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no
Tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Por outro lado, a providência do suprimento após esse momento poderá levar a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração.
A EMPRESA
A NURSECARE COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS HOSPITALARES LTDA, empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado, trabalha principalmente oferecendo atendimento a convênios e empresas de Home Care (equipamentos de sobrevida), com parceria junto a empresas conceituadas, como Amil, Green Line,Med Lar, entre outros. Em menor escala, também atende pedidos particulares de locação e venda de materiais. Possui vários itens em seu catálogo, representando os seus Recursos Materiais, tais como Aspirador de Secreção, Bomba de Infusão, Camas Hospitalares, Cadeiras de rodas, Cilindros de Oxigênio e outros produtos descartáveis. Destacamos um equipamento respiratório usado nos casos de apnéia do sono, chamado de CPAP. A empresa conta com os setores: Financeiro, Recursos Humanos, Departamento operacional, Compras, Comercial, Almoxarifado, Higienização de equipamentos e materiais. No Setor de Logística de Materiais conta com a colaboração de duas funcionárias de serviços internos e entregadores, capacitados
A respeito do fluxo de materiais, as entradas dos produtos podem ocorrer de duas formas, dependendo da origem desse recebimento.
Exemplo 1: Fornecedor de produto novo
O funcionário do Setor de Materiais dirige-se a portaria, recebe os produtos e faz a conferência dos mesmos, de acordo com a Nota Fiscal, verifica-se a quantidade, integridade das embalagens, o estado visual e valores mencionados nessa Nota Fiscal, fabricação e lote dos mesmos. Caso haja divergência, entrará em contato com o fornecedor. O produto não necessita de esterilização. O produto segue para o almoxarifado onde será cadastrado numa planilha virtual com as informações como nome, série, lote, quantidade, número de Nota Fiscal, fabricante, data de fabricação e validade. Todas as informações são compartilhadas com o Setor de Compras, que acompanha a movimentação do produto. Os produtos serão anotados numa planilha de controle de entrada, com as mesmas informações. Os produtos aprovados farão parte do estoque, os produtos sem condições de uso são devolvidos imediatamente aos seus fornecedores.
Exemplo 2: Devolução de produto usado por Cliente / Paciente Particular (Locação)
Produto será recebido na entrada lateral da empresa, evitando contato com demais funcionários e clientes, seguirá para o Setor de Higienização, e após a sua limpeza será catalogado em planilha de produtos higienizados com seu nome, série e data de chegada. Seguindo ao Setor de Materiais, será descrito numa planilha referente ao controle de devoluções, relacionando os dados: nome do produto marca série, número de Nota Fiscal e nome do paciente que utilizou esse produto. Passando por testes de controle de qualidade e se aprovado, receberá uma embalagem apropriada e facilitadora de limpeza, seguindo ao estoque regulador. Caso apresente qualquer tipo de defeito, seguirá para a sala dos NÃO CONFORMES e aguardará o encaminhamento para a Assistência Técnica.
O estoque de produtos é feito em uma sala de aproximadamente 3m², sala esta que não possui janelas, por isso conta com um aparelho de desumidificador que além de controlar a umidade do ambiente controla também sua temperatura. A sala possui estantes e prateleiras, onde estão dispostos os produtos de acordo com suas características, estes são identificados por nome, marca, número da nota fiscal, lote, validade e fabricação, facilitando sua visualização e higienização. As estantes e prateleiras mencionadas estão distantes das paredes, de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária.
Caso, o produto não seja utilizado no período máximo de três meses, este passará por nova higienização.
NÃO CONFORMES, é uma sala contigua ao almoxarifado onde são armazenados produtos não aptos ao uso. Estes produtos estão agrupados de acordo com suas características e acondicionados em prateleiras, numa sala contando com aparelho de desumidificador de ar e controle de temperatura. Estes produtos também fazem parte do estoque virtual, porém recebem a notificação de manutenção com data de ida e volta e estado físico.
Pátio, no corredor lateral da empresa, em um espaço coberto, com acesso a Sala de Higienização, com ligação para a saída da empresa, estão guardados produtos, como por exemplo: cadeiras de rodas, camas, berços, colchões hospitalares, cilindros de oxigênio, entre outros. Estão organizados, em condições de uso e dispostos em sequência. Logo na entrada
...