Administração De Materiais
Ensaios: Administração De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1235813 • 15/11/2013 • 2.750 Palavras (11 Páginas) • 258 Visualizações
1 – CONCEITO
A administração de materiais e logística estuda a forma mais rentável no serviço de distribuição ao cliente que a administração pode fornecer, através da organização, do planejamento e controle do fluxo de atividades da organização, a partir da compra da matéria-prima até a entrega do produto final ou serviço ao consumidor.
No atual ambiente competitivo, tem-se um cenário cada vez mais complexo e variado, onde a globalização traz consigo incertezas econômicas, no qual a fidelidade dos clientes, as parcerias com os fornecedores e os colaboradores da empresa, o transporte, a armazenagem, os meios de comunicação e a distribuição dos produtos, são variáveis que movem uma organização e por isso devem ser consideradas, pois, estas variáveis levam as empresas à estarem extremamente sujeitas as subsistências do mercado atual.
Neste contexto, a administração de materiais e logística se torna uma importante ferramenta para auxiliar na solução de problemas que fazem diferença no mercado. Por traz desta ferramenta, há uma gama de recursos indispensáveis que permite a disponibilização de serviços com níveis de qualidade elevados e a minimização dos custos, possibilitando uma vantagem competitiva.
1.1 - Recursos Patrimoniais.
Os administradores estão reconhecendo que para implantar melhorias em uma organização é preciso dar um enfoque maior ao sistema logístico, dinamizando-o. Mudar o tradicional “produza, estoque e venda” para um novo conceito, “definir mercado, planejar o produto, dar apoio logístico” é o primeiro passo para se compreender melhor o fluxo de materiais dentro de uma organização, as relações de tempo-estoque na produção e a distribuição tanto de matéria-prima e produto em processo, quanto de produtos acabados.
Com isso, a logística é dividida em duas atividades: a distribuição física e a administração de materiais, onde juntas envolve o controle da movimentação e da demanda de suprimentos. O interesse pela logística dentro e fora de uma organização é crescente, pois, suas vantagens são de extremo interesse para a administração de uma empresa, com o intuito de satisfazer e manter clientes e maximizar lucro da organização.
Segundo Christopher (2007, p. 03):
Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura seja maximizada mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado.
Um alto nível da logística, por exemplo, seria o fornecedor abastecer o estoque de um cliente automaticamente e no momento em que o suprimento fosse necessário. Isso é fundamental para qualquer empresa, independente do setor de atuação ou tamanho, pois, a logística envolve atividades comuns a qualquer segmento industrial ou comercial, como, atividades de transporte, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens, entre outras.
1.2 - Administração de materiais.
A administração de materiais é um conjunto de atividades de uma empresa que comporta em suprir as unidades de processamento dentro da organização de acordo com os materiais necessários. Essas atividades abrangem desde o pedido de compra até as operações de controle de estoque de produtos acabados.
Segundo Martins (2009):
“A administração de recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e finalmente em sua distribuição ao consumidor final”.
Antigamente era mais comum dizer que a administração de materiais servia para garantir a existência contínua de um estoque, organizado de forma que nunca faltasse suprimento algum, e estas atividades citadas acima, seriam complementos desta função. Agora, num pensamento mais moderno, essas atividades são a administração de materiais e o fato de garantir a existência de um estoque contínuo é apenas uma consequência do bom funcionamento das atividades.
Hoje, a administração de materiais, torna-se um sistema integrado que interage para construir um todo organizado, destinado a capacitar a administração dos meios necessários para o suprimento de materiais, no tempo certo e na quantidade certa, com qualidade e menor custo através de técnicas como Just in time (JIT), Kamban, entre outras.
Contudo, compreende-se que é através de sistemas logísticos que os materiais fluem pela cadeia mercadológica de um país e os produtos são distribuídos aos consumidores. Sendo assim, tem-se que a responsabilidade da logística e da administração de materiais relaciona-se com a disponibilidade de matérias-primas, produtos em processo e estoque de produtos acabados onde são requeridos e ao menor custo.
2 – GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS
Atualmente o conceito de ocupação física que se concentrava mais na área do que na altura, esta mudando. No geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Isso vem mudando o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico. Não é mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi à solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros.
Os termos "armazenagem" e "estocagem" são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas podemos distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como "armazenagem" e à guarda de matérias-primas como "estocagem".
A importância da Armazenagem na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.
O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo as variáveis estratégicas, através de estudos de localização aspecto técnico, através
...