TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Trabalho Universitário: Administração De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Conceitos Gerais de MRP e MRPII

Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) e Planejamento de Recursos de Fabricação (MRP II) são, ambos, estratégias de integração incremental de informações de processos de negócio que são implementadas utilizando computadores e aplicações modulares de software conectadas a um banco de dados central que armazena e disponibilizam dados e informações de negócio.

MRP trata principalmente dos materiais do processo de fabricação, enquanto MRP II cuida da coordenação de todo o processo de fabricação, incluindo as relações entre materiais, finanças e recursos humanos. A meta do MRP II é prover dados consistentes para todos os envolvidos no processo de manufatura enquanto o produto se move através da linha de produção.

Sistemas de informações baseados em papel e sistemas de computação não integrados, que disponibilizam relatórios, ou saídas em mídias, resultam em muitos erros, tais como ausência de dados, dados redundantes, erros numéricos que resultam de serem incluídos incorretamente no sistema, erros de cálculos baseados em erros numéricos e decisões erradas baseadas em dados incorretos ou desatualizados.

Os sistemas MRP II começaram com MRP, Planejamento de Necessidades de Materiais. MRP se baseia na entrada de previsões de vendas pelos departamentos de Vendas e Marketing. Estas previsões determinam a demanda de materiais na linha. MRP e MRP II se baseiam em um Plano Mestre de Produção, o detalhamento dos planos específicos para cada produto em uma linha de produção. Enquanto MRP permite a coordenação do fluxo de compra de materiais, MRP II permite o desenvolvimento de um plano detalhado de produção que considera as capacidades de máquinas e humanas, programando a execução da produção de acordo com a chegada dos materiais. A saída de um sistema MRP II é um programa de operações, envolvendo pessoas e máquinas. Dados sobre o custo da produção, incluindo tempo de máquina, tempo de trabalho humano e consumo de materiais, bem como os números finais de quantidades produzidas são disponibilizados pelo sistema MRP II para contabilização e análise financeira (Monk and Wagner).

Propósito

MRP II integra muitas áreas da empresa industrial em uma única entidade para propósitos de planejamento e controle, do nível executivo ao operacional e do planejamento de longo prazo a operação no chão de fábrica. Ele produz um ciclo fechado de Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) através da adoção do principio de ‘feedback’ porém estendido para áreas da empresa naturalmente relacionadas com o processo de manufatura.

Principais características e funções ==

MRP II não é um sistema de software proprietário e pode ter muitas formas. È quase impossível imaginar um sistema de MRP II que não use um computador, mas um sistema MRP II pode ser baseado em uma aplicação de software comprada / licenciada ou desenvolvida internamente.

Quase todos os sistemas MRP II são construídos modularmente. Os módulos básicos característicos em um sistema MRP II são:

* Plano Mestre de Produção (MPS)

* Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data)

* Lista de Materiais (BOM) (Technical Data)

* Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data)

* Movimentação e Controle de Estoque (InventoryControl)

* Gerenciamento de Compras

* Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP)

* Controle do Chão de Fábrica (SFC)

* Planejamento de Necessidades de Capacidade (CRP)

* Custeio Padrão (CostControl)

* Gerenciamento e Demonstrações de Custos (CostControl)

* Planejamento de Recursos de Distribuição (DRP)

Junto com tradicionais sistemas tais como:

Plano de Negócio

* Rastreabilidade de Lotes

* Gerenciamento de Contratos

* Gerenciamento de Ferramentas

* Controle de Alterações de Engenharia

* Gerenciamento de Configuração

* Coleta de Dados de Chão de Fábrica

* Previsões e Análises de Vendas

* Planejamento e Controle de Produção

E sistemas relacionados tais como:

* Contabilidade

* Contas a Pagar

* Contas a Receber

* Gerenciamento de Ordens de Compra

* Planejamento de Recursos de Distribuição (logística)

* Gerenciamento Automatizado de Depósitos de Peças e Componentes

* Gerenciamento de Projeto

* Registros Técnicos

* Estimativas

* CAD/CAM

* CAPP

Osistema MRP II integra estes módulos de modo que eles compartilham dados e trocam informações livremente, em um modelo de como uma empresa industrial deveria e pode operar. A abordagem MRP II é muito diferente da abordagem de “solução pontual”, onde sistemas individuais são implantados para suportar as atividades de planejamento, controle ou gerenciamento da companhia. MRP II é, por definição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com