Administração De Material
Artigo: Administração De Material. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zeidan • 23/10/2013 • 2.826 Palavras (12 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Superior: Tecnologia em Logística
Polo: FACNET
Alexandre Felipe Zeidan – RA 4571825993
Antonio Nonato da Silva Neto – RA 4702889871
Elvis Gomes Monte – RA1299891041
Jorge Leonardo Bonfim Marini – RA 1299879838
Sydney de Freitas Xavier – RA 1299877067
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
Semestre 4º
Taguatinga/DF
Outubro/2013
ATPS / DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MMATERIAIS
Semestre 4º
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Atividade Pratica Supervisionada do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial: Douglas Duarte Moniz e professor Me. EAD: Josiana Fernanda Sartore.
Taguatinga/DF
Outubro/2013
SUMÁRIO
Introdução 4
Administração de Materiais na empresa 5
Gestão dos Estoques 7
Gestão de Compras 9
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem 11
Considerações Finais 13
Referências Bibliográficas 14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância da Administração de Materiais em uma empresa privada e obter uma visão mais ampla sobre os conceitos de Administração de Materiais e Cultura Organizacional.
O trabalho apresenta a eficiente administração de Materiais da Prosegur, onde o estudo foi realizado através de pesquisa e analise dos procedimentos que a empresa possui para maior controle do recebimento, condicionamento, e expedição dos materiais.
Numa empresa privada, onde os recursos são limitados, é de vital importância apresentar baixos custos de armazenagem, é possível perceber a grande atenção as requisições que são realizadas para a melhor pronto atendimento dos pedidos, com eficiência reduzindo custos e aumentando o nível de serviços prestados.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA
Prosegur Brasil S/A, é uma empresa prestadora de serviço com uma filial em Brasília e realiza transporte, processamento e guarda de valores, além de vigilância privada e pessoal, serviços de portaria, alarmes, proteção contra incêndio e gerenciamento de caixa.
A logística de materiais é gerenciada pela coordenação Regional Centro Oeste com sede em Goiânia. São designados dois funcionários para as tarefas operacionais um em Goiânia e o outro na filial Brasília.
O recebimento é feito em caixa e sempre no início do mês, o controle de estoque é realizado pela regional onde está localizado o estoque de segurança, os pedidos são passados da filial para a regional que faz a realização da compra dos materiais, na filial não existe estoque de material, o pedido é feito com base no consumo mensal, e se caso houver necessidade de um eventual aumento de material, seja por novos clientes ou por aumento de consumo, é solicitado para a regional que em seguida envia para a filial, evitando que se tenha estoque parado na filial.
O sistema de administração de materiais pode ser definido como o conjunto de atividades necessárias para prover à organização dos materiais destinados a realização de seus objetivos. O sistema envolve diretamente a áreas administrativas – financeiro e mercado em geral com seus fornecedores.
Entende–se por matéria, não só as matérias-primas necessárias a produção, mas também aquelas empregadas na organização e na manutenção de todas as unidades administrativas, equipamentos, instalação e materiais utilizados.
O principal objetivo do Sistema de Administração de Materiais é garantir, com a menor inversão de recursos financeiros, o abastecimento de produtos próprios e necessários à produção e aos serviços de uma organização, no menor tempo possível e na quantidade e qualidade necessária.
O Sistema apresenta três áreas básicas, duas internas; requisitante ou usuário e finanças, e uma externa os fornecedores. Cabe lhes coordenar e conciliar os interesses dessas áreas, que por vezes tornam-se antagônicos.
Cada uma delas tem as preocupações distintas:
a) Requisito ou usuário de materiais: boa qualidade e redução máxima do prazo de
entrega, tendendo inclusive para entrega imediata;
b) Finanças: preço mais reduzido possível, maior prazo para o pagamento e menor
investimento;
c) Fornecedores: fornecimento maiores, preços mais vantajosos e responsabilidade mínima quanto aos materiais fornecidos e aos prazos de entrega.
Alguns conflitos fundamentais surgem, entre a qualidade desejada pelo requisitante, o preço aceito pela unidade de finanças e o preço desejado pelos fornecedores. Assim também a responsabilidade pelo menor prazo de entrega dos requisitantes pode entrar em conflito com os anseios dos fornecedores em dilatar ao máximo tais encargos.
Portanto, a necessidade de conciliar os interesses e reduzir os conflitos que possam surgir, obriga o Sistema a ser organizado de forma integrada, a fim de que atinja seus objetivos e os da organização.
A gestão de estoques constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos
...