TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Administração De Recursos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  6.124 Palavras (25 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 25

Etapa 1 PASSO 1

CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS e as mudanças nas organizações

A Gestão de Pessoas é um desafio para as organizações que visa gerenciar

visando à cooperação de seus colaboradores que atuam na organização visando alcançar os

objetivos da empresa e do colaborador. Na organização, para desenvolver atividades inerentes

foi criada o setor e ou departamento de Administração de Pessoal ou Administração de

Recursos Humanos que tem como finalidade gerenciar os interesses da organização e dos seus

empregados.

A gestão de pessoas ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.

A mudança organizacional: como agir com os sobreviventes?

Ao longo das últimas décadas, testemunhamos a contínua retração de indústrias de peso outrora muito fortes, como a siderúrgica, a automobilística e a da borracha. A competição das empresas de alta tecnologia também aumentou durante esse período, acarretando dispensas em massa. Com isso foi aplicado o processo de reestruturação das organizações que resulta na redução do número de empregados, é o chamado “downsizing”. Já o “rightsizing” pode envolver o “downsizing”, mas se concentra em ter as pessoas certas disponíveis para trabalhar em atividades diretamente relacionadas com a direção estratégica da empresa.

Com o avanço da tecnologia, muitas organizações fizeram um ótimo trabalho para ajudar as vítimas de dispensa em massa, com oferta de diversos serviços de outplacement. Embora essas pessoas afetadas reajam de maneira negativa a esses acontecimentos (o pior caso envolvendo a volta à organização para cometer algum ato de violência), a ajuda oferecida revela que a organização se importa com o empregado. Infelizmente, bem pouco se faz por aqueles que ficaram e que tem a tarefa de levar a organização adiante. Ou mesmo revitalizá-la. Muitos não se enquadravam com a nova estrutura organizacional. A falta de reciclagem foi um fator fundamental para este processo. Diante do exposto, as pessoas viram-se obrigadas a fazer cursos de aperfeiçoamento para recolocação no mercado de trabalho. É através deste exército humano que as organizações de recursos humanos buscam novos talentos. Oferecem cursos de requalificação profissional, dinâmicas de grupos, para que os candidatos tenham noções de como se portar diante de uma entrevista, cursos de liderança e motivação emocional.

Uma pessoa desempregada perde a motivação e a auto-estima, pois acredita que não poderá exercer alguma atividade no mercado formal de trabalho. Já o emocional dos funcionários que permaneceram na empresa precisa ser trabalhado, uma vez que, com certeza, ficou abalado pela pressão exercida com a reestruturação e com as demissões ocorridas.

Normalmente a insegurança afeta a todos os funcionários dos departamentos envolvidos ou não. Ninguém sabe quando será a sua vez. Desestruturado o funcionário sente dificuldades para trabalhar. É nesta hora que o departamento de RH deve agir para que não caia a sua produtividade e a rentabilidade da organização. Aqui deve entrar em ação os “líderes”, isto é, pessoas qualificadas para lidar com este tipo de situação. Sabe-se que todo o processo de mudança organizacional requer um grande esforço das pessoas envolvidas, portanto, elas deverão estar em perfeita harmonia com o ambiente para produzirem muito mais. Entretanto, nem sempre esta recíproca é verdadeira. Tudo depende de como a organização irá lidar com este processo de mudança, no que tange aos seus sucessos e fracassos. O processo de mudança é sempre complexo, pois requer muito planejamento e aplicação de novas estratégias, para suprir as necessidades exigidas pela globalização.

Passo 2

Ler o contexto histórico

Passo 3

Devido a Revolução Industrial e a Revolução Francesa há uma mudança radical na estrutura da sociedade, por volta do século XVIII. O homem passou a ser substituído pela máquina, que produzia mais e custava menos do que a mão de obra humana, que não era especializada, e sem o ritmo acelerado de produção em massa exigido pelo novo sistema. O pensamento humano passa a questionar as regras impostas pela teocentrismo, seguindo, agora, um pensamento antropocêntrico. Havendo, então, soluções para o que se achava antes não ter.

A sociedade não apresentava uma mobilidade e se concentrava no campo, e esse novo sistema rompe esse paradigma. O filme Tempos Modernos retrata essa nova situação: a alienação pela produção contínua e acelerada, o cenário urbano – não mais feudal -, a pressão e opressão dos patrões sobre os empregados, a desvalorização do ser humano, o surgimento de um novo regime –o capitalista- e o seu fortalecimento devido ao consumismo e a queda do sistema feudal, a repressão policial e o proletário sendo engolido por esse novo regime, a crise financeira – fechamento de fábricas, fome, greves, a violência -, o sonho da casa própria, o avanço da mulher na sociedade ao ingressar no mercado de trabalho. Servindo como um alerta contra os riscos oriundos do capitalismo.

Tempos Modernos (Modern Times) foi feito em 1936.

Na época do lançamento do filme, o contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da crise de 1929 que assolou a sociedade norte-americana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com