Administração De Recursos Humanos
Trabalho Escolar: Administração De Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianeareas • 29/10/2014 • 3.390 Palavras (14 Páginas) • 236 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esta ATPS foi desenvolvida procurando obter os principais conceitos de previsão e demanda, identificando as necessidades e prováveis exceções do sistema e pondo em pratica o desenvolvimento de um Plano inicial baseado na ação projetada. Procuramos o conhecimento sobre os objetivos fundamentais e a importância do planejamento dos materiais solicitados pelo setor e de administração da produção, e aumentar a capacidade de entendimento sobre o cálculo da habilidade de produção, a organização de informações, e futura tomada de decisão em uma unidade de negócios.
ETAPA l
1. SISTEMA DE PRODUÇÃO
Sistema de Produção é o conjunto de atividades e operações que estão envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para modificar o estado ou condição de alguma coisa para produzir saídas/resultados (outpus). Portanto todo sistema é constituído de subsistemas e todo sistema é parte integrante de um sistema maior. De acordo com a tradição os sistemas de produção são agrupados em três categorias:
• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, chamado também de fluxo em linha apresenta uma série linear para fazer o produto ou serviço; os produtos são padronizados e dimanam de um setor de trabalho a outro numa sequência prevista. Um exemplo é o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.
• Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Finalizando a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. As metalúrgicas são exemplos, dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz o primeiro processo, interrompe a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado retorna ao primeiro processo.
• Sistema de Produção para Grandes Projetos: Apresenta uma sequência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetição. Distinguir-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de projeto e controle.
Abaixo segue como uma empresa fictícia que utiliza o Sistema de Produção:
Empresa: Frozem do Brasil Ltda;
Rodovia Abraaõ Assed, Km 432 –Sertãozinho – SP;
Segmento: Refrigeração Industrial e Comercial;
Responsável: João da Silva – Gerente de Logística.
Missão:
Oferecer produtos de refrigeração com qualidade e tecnologia. Apresentar soluções inovadoras em refrigeração para ir além das perspectivas dos clientes, com um trabalho realizado com honestidade, liderança na indústria, excelência no atendimento ao cliente e sustentabilidade.
Valores:
Honestidade – comportamento de maneira honesta e acessível;
Respeito – respeito aos funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes e os grupos onde trabalhamos e convivemos;
Excelência – valorização do desempenho dos funcionários e fornecedores e a qualidade dos produtos e serviço;
Produtos:
Sistemas de refrigeração compostos por unidades condensadoras, evaporadores, condensadores remotos e racks.
Público alvo:
Distribuição, Supermercados, Trocadores de Calor, Montadora de ônibus.
Demanda:
25.000 conjuntos/ano Previsões de demandas:
Através de reuniões mensais entre as equipes comercial, industrial e financeira, onde serão tratadas as previsões de demanda por família de produto para um horizonte de 6 meses. Aspectos sazonais da demanda:
O mercado de refrigeração apresenta sazonalidade com baixa de demanda no primeiro semestre e alta no segundo semestre com acréscimo aproximado de 40%. Assim, o programa de material e produção leva em consideração a sazonalidade para projetar o estoque e disponibilidade de máquina e recursos humanos.
Processo de produção:
O processo de produção é baseado nos alicerces Lean Manufacturing. Há um
plano mestre baseado em tempos de processo versus disponibilidade de máquinas e recursos humanos que se transformam num sistema visual de programação na produção.
Controle dos estoques de matérias – primas
As metas estabelecidas de circuito para cada família de material, com base nestas metas são
aplicadas diversas técnicas de controle de inventário como kanban, JIT, milkrun, etc.
Quantidade de máquinas produtivas:
Perto de 100 máquinas produtivas divididas em dobradeira, puncionadeira, tanques de teste, máquina de curva, cabine de pintura, etc; e 13 linhas de produção, as quais são configuradas de acordo com o tipo de equipamento a ser produzido.
Os tempos de máquinas e horários de funcionários operacionais:
A capacidade produtiva da fábrica é de aproximadamente 21.000 horas/mês. A operação funciona em 3 turnos, sendo que a maior demanda é dividida nos dois primeiros turnos.
Como são apurados os processos de demanda e programação de produção, e como são resolvidos os possíveis contratempos referentes aos estoques negativos:
Através de planilhas específicas por linha de produção que considera
...