Administração De Recursos Humanos
Dissertações: Administração De Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamidoug • 25/11/2014 • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
Com a nova era da produção e o forte desenvolvimento, as organizações são obrigadas a investir cada vez mais em seu principal ativo, ou seja, na administração de recursos humanos, para que sua mão de obra se torne mais qualificada, desenvolvendo e criando produtos e serviços com qualidade, e dessa forma se torne cada vez mais competitiva aos olhos do mercado mundial.
Palavras-chave: administração, organização, produto.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Politicas e diretrizes da Administração de Recursos Humanos 8
Figura 2- Passo a passo para contração de um novo colaborador 9
Figura 3- Imagem mostrando como deve ser a liderança. 10
Figura 4- Importância dos Recursos Humanos 11
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA 7
2.1 Funções da Administração de Recursos Humanos 8
3 A INTERAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS COM AS DEMAIS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO. 9
4 IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado para desenvolver o conhecimento dos acadêmicos participantes na Administração de Recursos Humanos, bem como transmitir este conhecimento aos demais acadêmicos da segunda fase de administração através de breve apresentação em slides.
Neste relatório consta o conceito, breve historia sobre o surgimento da administração de recursos humanos, suas funções, sua interação com as demais áreas da administração, breve dissertação e algumas imagens para demonstrar funções e importância da administração de recursos humanos.
2 CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA
A administração de RH é responsável pelo patrimônio humano da organização, faz o recrutamento, seleção, em seguida faz a integração do novo colaborador à rotina da empresa, o treina para realizar o seu trabalho de forma correta desenvolvimento suas habilidades e, por fim, avalia o seu desenvolvimento pessoal.
Este nível de administração de recursos humanos se fez necessário com o grande desenvolvimento das organizações e a necessidade da gestão de pessoas.
O movimento da administração científica tem origem com Frederick W Taylor(1856-1915) nos Estados Unidos, e Henri Fayol(1841-1925), na França. O objetivo fundamental deste movimento era proporcionar fundamentação científica as atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo.
Taylor, com base em observações diretas, feitas em oficinas, concluiu que de modo geral que os operários produziam muito menos do que poderiam produzir. A partir dai desenvolveu seu sistema de fundamentação científica. Do ponto de vita técnico, esse sistema se fundamentava na racionalização do trabalho, mais especificamente na simplificação dos movimentos requeridos para a execução de uma tarefa, objetivando a redução do tempo consumido.
Também contribuiu para fundamentar a administração científica Henry Ford (1863-1947), o pioneiro da indústria automobilística americana. Ford afirmava que, para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver máximo a produtividade dos operários. Afirmava também que o trabalho deveria ser altamente especializado, cada operário realizando uma única tarefa. Além disso, propunha boa remuneração e jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários.
(GIL, 1994. p. 13 e 14).
A escola das relações humanas também foi muito importante para o desenvolvimento da administração de recursos humanos, onde Elton Mayo(1890-1949) psicólogo americano constatou a importância das relações humanas, através da experiência que realizou na fábrica de Western Electric, e constatou ao final do estudo que a influência dos fatores psicológicos e sociais interferem diretamente no resultado final do trabalho.
2.1 Funções da Administração de Recursos Humanos
A administração de recursos humanos tem como função:
• seleção e admissão: recrutamento, seleção, admissão, integração e avaliação do período de experiência.
• Administração de cargos e salários: administração de planos de cargos, pesquisas do mercado de trabalho, administração salarial e administração dos planos de benefícios.
• Planejamento de recursos humanos: avaliação do desempenho e das qualificações do pessoal, planejamento de carreira e planejamento do pessoal na estrutura.
• Treinamento e desenvolvimento: técnico-profissional e executivos.
• Registros e pagamentos: estatísticas do pessoal, folha de pagamento, controle e pagamento de férias, controle e pagamento de rescisões e pagamentos de serviços prestados.
Figura 1: Politicas e diretrizes da Administração de Recursos Humanos
Fonte: www.estruturarh.com.br
...