Administração E Mercado De Trabalho
Trabalho Escolar: Administração E Mercado De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danizinhandelima • 30/9/2013 • 929 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
Administração e Mercado de Trabalho
Nome: Daniele Neves de Lima
1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização?
Argumentos a favor:
A CVRD foi privatizada há dez anos. Mais especificamente de 2000 para cá, comprou 16 empresas no Brasil e no exterior. Fez parcerias com a China. Prospectou negócios na África. Em 2006, comprou a canadense Inco por US$ 13 bilhões (maior negócio já feito por uma empresa latino-americana). Além disso, explora outros metais e até energia elétrica. A privatização da vale gerou empregos, aumentou a arrecadação do Estado, com isso aquecendo a economia. Hoje ocupa lugar de destaque no cenário internacional, e por isto, tem contribuído para que balança comercial seja superavitária, deixando o país, numa situação tranqüila. Em se tratando que o papel do Estado como ator principal não é o de empreendedor, a privatização da CVRD deixou de ser cabide de empregos com intenções políticas. Outro aspecto a considerar foi a geração de empregos com aproveitamento de pessoas qualificadas. A expansão da empresa e o aumento da arrecadação de impostos possibilitaram para que o Estado possa utilizar estes recursos no seu desenvolvimento e crescimento econômicos.
Argumentos Contra:
O valor de venda das ações foi incompatível com sua capacidade, sendo que a companhia vali muito mais sendo uma das maiores mineradoras; Não se achava conveniente que empresas estatais que deveriam estar à serviço do desenvolvimento do país, fossem vendidas para companhias privadas. Com a privatização, considerou-se que o país perderia todo o poder sobre suas riquezas e estaria submisso aos interesses privados.
2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
R: Habilidades conceituais: tomou a decisão de ocupar o cargo de diretor-administrativo da companhia; acertou nas decisões e estratégias utilizadas. Habilidades humanas: boa comunicação; facilidade de se relacionar, motivar e influenciar. Habilidades técnicas: negociador nato; diversificou e expandiu a produção no setor de mineração, internacionalizando a companhia.
3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
R: No inicio da sua gestão, buscou tornar a companhia mais produtiva e eficiente, acelerando os processos, reorganizando a estrutura, intensificando a comunicação entre setores, adotando uma estratégia simples para que todos entendessem os objetivos a serem seguidos.Utilizou de forma excepcional todas as habilidades, dando importância a todas elas de uma maneira balanceada.
4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
R: Se deparou com negócios ativos sem ligações com a área de mineração, como, papel e celulose, fertilizantes, navegação e florestas; desvio do principal foco do negócio, a mineração; uma precária comunicação entre diretores, impedindo a solução imediata de problemas e uma burocrática política interna no qual impedia a tomada de decisões imediata.
05. Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?
R: Sim, concordo. Com a carreira de administrador no Banco Bradesco e sua fluente comunicação, Agnelli expandiu sua rede de relacionamentos interpessoais, aproximando-se de pessoas com influência no mercado. Sua capacidade evidente de liderança e um perfil de negociador fizeram com que subisse no topo da hierarquia, chegando a presidência da Bradespar S/A (organização que congrega as participações do Bradesco em empresas não financeiras). Foi através de um consócio
...