Administração E Seus Desafios
Artigos Científicos: Administração E Seus Desafios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mazinha28 • 15/5/2014 • 2.791 Palavras (12 Páginas) • 229 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo discorre sobre a necessidade de conhecer constantemente o comportamento do consumidor e suas variâncias, dando ênfase ao desenvolvimento de produtos e serviços e a forma correta de aplicar as informações colhidas para o planejamento, além de pontuar o que é uma matriz SWOT, seus componentes e sua contribuição para a estratégia empresarial.
Sabe-se que estamos na era da informação, onde esta exige das organizações gestão estratégica eficiente, tornando mais fácil com a utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia e sistemas da informação. Com a crescente inovação do mundo dos negócios deu-se aos processos confiabilidade, eficácia e eficiência. A utilização desta tecnologia melhora o desempenho das atividades empresariais e apoia seus processos. Assim sendo, serão pontuados neste artigo os conceitos, características, vantagens e desvantagens dos sistemas empresariais e como aplicá-los nas organizações.
Além do mais, demonstra as ferramentas utilizadas pelas organizações para a coletar informações no ambiente interno e externo. Pontuando a importância da análise das informações para a tomada de decisão e quais cuidados devem ser tomados para alcançarem as metas de desempenho pautadas no planejamento estratégico.
2 DESENVOLVIMENTO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Atualmente é muito importante conhecer, estudar e monitorar constantemente o comportamento dos consumidores, assim os profissionais de marketing e gestores empresariais detectam possíveis oportunidades e ameaças aos negócios com a possível insatisfação ou recusa dos clientes.
Fazendo uma análise detalhada dos comportamentos variados dos consumidores, é possível ver as estratégias mais convenientes ao lançamento de um novo produto ou a forma melhor de atacar na divulgação de um serviço, acontecendo assim uma relação conveniente aos profissionais de marketing, dispondo da troca entre cliente e empresa, satisfazendo a ambas as necessidades.
Aqui se demonstram os fatores influenciadores do comportamento dos consumidores e as variáveis de cada um desses fatores, tornando possível a utilização das mesmas na motivação e fidelização dos clientes, de maneira a aumentar a lucratividade do orçamento empresarial e o ápice de satisfação dos consumidores.
FATOR CULTURAL
Fator cultural discorre sobre a personalidade de uma determinada sociedade onde se evidencia e assimila aprendizados, valores, percepções e preferências. Nesta sociedade existem grupos, cada um com um modo próprio de comportamento, e classe social que se designa a pessoas com valores, interesses e comportamentos semelhantes. Sendo assim, interpretar e entender as várias culturas de uma sociedade ajuda os profissionais da área de marketing a prever a aceitação de seus produtos e serviços pelo consumidor.
FATOR SOCIAL
Uma das principais variáveis relacionadas ao fator social são os grupos de referência que se dividem em:
Primários: família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho;
Secundários: grupos religiosos e profissionais de classe;
Aspiração: grupos onde a pessoa deseja pertencer;
Dissociação: grupos com valores e comportamento rejeitados pela pessoa.
Dentre estes, se destaca o grupo familiar considerado o maior determinador de comportamento do consumidor, por ter uma maior interação entre os membros. Uma pessoa interage com vários grupos e sua posição pode ser definida em termos de papéis e status, assim sendo as pessoas escolhem produtos que combinam com seus papéis e status na sociedade.
FATOR PESSOAL
Necessidades relacionada ao consumidor e a capacidade que ele exerce de satisfazer a estas necessidades mudam de acordo com as influências, porém, apesar de suas limitações, o ciclo de vida pessoal, é muito útil na identificação de como as necessidades mudam, podendo se utilizar disso como boas influências no processo de compra.
Os consumidores reagem de maneira diferente sob estímulos idênticos. A estrutura de opinião, conhecimento ou crença, referente ao ambiente e a si mesmo, faz com que os consumidores haja cada um de forma diferenciada. Se a Pessoa convive em uma mesma classe social, ela tem uma mesma cultura e ocupação podem ter estilos de vida diferentes, porém, tipos de consumos diferentes. Sendo assim, é necessário que os profissionais de marketing estejam sempre antenados às características de seus clientes para não cometerem erros no ataque destes.
FATOR PSICOLÓGICO
É por meio do diagnóstico das necessidades humanas que se pode compreender o comportamento humano, sendo que, todo o processo de tomada de decisão se baseia na identificação das necessidades satisfeitas. Necessidades psicológicas nascem de estados de tensão psicológicos, como necessidade de reconhecimento, valor ou integração. Quando alcança certo nível de intensidade, a necessidade passa a ser um motivo. Um motivo vem a ser uma necessidade extremamente importante que leva a pessoa a agir, a maneira como ela age tem influência direta na percepção que ela tem da situação.
MOTIVAÇÃO
A motivação é uma força que vem do interior de cada pessoa e essa força se modifica a cada momento durante toda a vida, direcionando e dando intensidade aos objetivos de um indivíduo, sendo assim, erramos quando dizemos que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém o faz, uma vez que o sentimento de motivação vem de dentro de cada um de nós.
Levando a motivação para o âmbito de compra, percebe-se que, para que o processo de compra aconteça com melhor precisão é necessário que o consumidor esteja motivado a comprar ou que essa motivação seja dada pela compra.
Antes da criação de qualquer produto ou serviço a empresa precisa coletar o máximo possível de informações, sobre como será a aceitação mercadológica desse produto ou serviço. Do ponto de vista de mercado um produto ou serviço é aquilo que o consumidor percebe que vai satisfazer suas necessidades materiais ou não. São cinco as fases para a criação de um produto ou serviço, observe:
Fase exploratória: onde se coleta o máximo de ideias possíveis, objetivando à problemática que é a categoria de produtos a qual a empresa deseja trabalhar e investir. Existem várias fontes que podem fornecer tais ideias, como por exemplo,
...