Administração Financeira Nas Empresas
Dissertações: Administração Financeira Nas Empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rgabreu • 19/9/2013 • 2.425 Palavras (10 Páginas) • 896 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS
A função financeira nas empresas resume-se em: "... transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliação da necessidade de se aumentar ou reduzir a capacidade produtiva e; determinação de aumentos ou reduções dos financiamentos requeridos" (ARTHUR, 1994).
Embora a análise e o planejamento financeiro estejam fortemente vinculados a demonstrativos financeiros elaborados sob o escudo do regime de competência, seu objetivo fundamental é avaliar o fluxo de caixa da empresa e desenvolver planos que assegurem que os recursos adequados estarão disponíveis para o alcance dos objetivos.
Segundo Sanvicente (1997), "... o que se deseja fazer é definir e alcançar uma estrutura ideal em termos de fonte de recursos, dada a composição dos investimentos".
O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A Administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador em uma empresa, desempenha um papel crucial nas operações da empresa. Preocupa-se com a avaliação do desempenho financeiro e defende propostas que tenham, pelo menos em parte, méritos financeiros, para conseguir recursos da administração (ARTHUR, 1994). "...o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações ou sócios de outros tipos de sociedades)" (HOJI, 2004).
A dimensão e a importância da função da administração financeira dependem do tamanho da empresa. À medida que a empresa cresce, a importância da função financeira conduz, em geral, à criação de um departamento próprio, dirigido pelo vice-presidente de finanças e diretamente subordinado ao presidente ou ao executivo principal da empresa (GITMAN, 2002).
Segundo Sanvicente (1997), o administrador financeiro é: "... um indivíduo ou grupo de indivíduos preocupados com a obtenção de recursos monetários para que a empresa desenvolva as suas atividades correntes e expanda a sua escala de operações, se assim for desejável, e a análise da maneira (eficiência) com a qual os recursos obtidos são utilizados pelos diversos setores e nas várias áreas de atuação da empresa". Diz ainda que, o administrador financeiro, por outro lado, enfatiza o fluxo de caixa, ou seja, entradas e saídas de caixa. Ele mantém o a solvência da empresa, analisando e planejando o fluxo de caixa para satisfazer as obrigações e adquirir os ativos necessários ao cumprimento das obrigações e dos objetivos da empresa. O administrador financeiro adota o regime de caixa para reconhecer as receitas e despesas que efetivamente representam entradas e saídas de caixa.
Empresas são organizações que oferecem trocas de bens e/ou serviços particulares, públicos ou mistos.
Um dos objetivos dela é gerar lucro. São classificadas de acordo com setor econômico, tamanho, quantidade de sócios, fins ou objetivos, natureza ou organização.
SOCIEDADES SIMPLES - São sociedades não empresariais, organizadas pela união de duas ou mais pessoas. Podem ser formadas por profissionais do ramo intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Ex.: Consultórios médicos, escritórios de advocacia etc.
CARACTERÍSTICAS:
O capital pode ser integralizado por meio de dinheiro ou pela contribuição em serviços;
Conforme prevê no contrato social, os sócios irão responder ou não pelas obrigações sociais;
O capital social estará em moeda corrente ou em bem de outra espécie;
O registro da empresa deve ser feito em até 30 dias na Junta Comercial;
Os sócios possuem responsabilidade ilimitada;
Os sócios não podem ser excluídos da participação dos lucros e das perdas;
Ela pode optar por adotar regras próprias ou ainda de outros tipos societários;
O sócio poderá se retirar espontaneamente em até 60 dias, ou por prazo indeterminado, especificado em contrato ou judicialmente se o contrato for prazo determinado;
Sócios respondem de acordo com a proporção de participação de suas cotas, salvo se houver cláusula especificando;
O credor de sócio da empresa se não houver outros bens, poderá requerer a execuções lucros da empresa;
A responsabilidade dos sócios é solidária cedente das cotas para o cessionário em até dois anos após alteração e averbação de sua saída.
SOCIEDADE COOPERATIVA - é a união de pessoas com interesses e necessidades comuns. É sem fins lucrativos, mas existe benefício financeiro para os cooperados. É instituída por meio de assembleia dos fundadores ou por meio de instrumento público.
CARACTERÍSTICAS:
A responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada;
Ela sempre será considerada sociedade simples;
O sócio tem direito a um só voto nas deliberações, tendo ou não capital na sociedade, qualquer que seja o valor de sua participação.
SOCIEDADE EMPRESÁRIA – é a união de empresários a fim de exerceram profissionalmente atividade econômica, especificada no contrato social sujeita ao Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial).
CARACTERÍSTICAS:
De acordo com o art. 1.039 a 1.092 as sociedades empresárias são constituídas de acordo com os tipos de sociedade: em nome coletivo, comandita simples, limitada, anônima, comandita por ações;
Exercício da atividade própria de empresário, com registro na Junta Comercial;
Além das atividades comerciais, prestação de serviços ou industriais, se houver atividades de natureza intelectual ainda é considerada uma sociedade empresária etc.
SOCIEDADE ANÔNIMA – são empresas com fins lucrativos, onde seu capital é dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios (acionistas) é limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas.
CARACTERÍSTICAS:
São compostas por ações que representam o capital social da empresa;
Os sócios ou acionistas
...