Administração Integrada
Dissertações: Administração Integrada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucianaeduarte • 10/6/2013 • 830 Palavras (4 Páginas) • 1.038 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os Critérios de Excelência busca a conquista da excelência do desempenho nas organizações.
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é a reflexão da experiência, do conhecimento e do trabalho de pesquisas de várias organizações. Este é baseado em onze Fundamentos de Excelência, que traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho. As empresas que os põe em prática, buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais. Esses Fundamentos, em que se baseiam os Critérios da Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), são:
1. Pensamento sistêmico;
2. Aprendizado organizacional;
3. Cultura de inovação;
4. Liderança e constância de propósitos;
5. Orientação por processos e informações;
6. Visão de futuro;
7. Geração de valo;
8. Valorização das pessoas;
9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado;
10. Desenvolvimento de parcerias;
11. Responsabilidade social.
O MEG utiliza o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Learning), que expressa o conceito de aprendizado e melhoria contínua.
Nos próximos tópicos serão abordados os critérios de excelência, os processo gerenciais, os resultados organizacionais e os métodos de avaliação.
4
1 CRITÉRIOS
Os oito critérios de excelência do MEG são:
1. Liderança;
2. Estratégias e Planos;
3. Clientes;
4. Sociedade;
5. Informações e Conhecimento;
6. Pessoas;
7. Processos;
8. Resultados
Os oito critérios de excelência estão subdivididos em vinte e três itens, sendo que, cada um possui requisitos específicos e uma pontuação máxima. Esta subdivisão ocorre para um melhor entendimento de conteúdos afins analisados no modelo, e para refletir a direção de temas indispensáveis de uma organização.
A organização que utiliza os Critérios de Excelência como base, pode se autoavaliar e gerir uma análise detalhada da gestão organizacional.
1.1 Liderança
Este critério examina o sistema de liderança da organização referente à cultura organizacional e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas; e ao controle de resultados pela direção.
1.1.1 Governança corporativa
Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para o estabelecimento do nível de compromisso da organização com a excelência e a sustentabilidade e para a transparência e o aumento do nível de confiança das partes interessadas.
5
1.1.2 Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência
Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para o empenho da força de trabalho e demais partes interessadas no sucesso das estratégias e na disseminação da cultura da excelência.
1.1.3 Análise do desempenho da organização
Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para avaliar o desempenho operacional e estratégico da organização em relação a metas e a informações comparativas do setor ou do mercado.
1.2 Estratégias e planos
Este critério examina os processos gerenciais relativos à criação e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o sucesso das estratégias.
1.2.1 Formulação das estratégias
Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para a geração de estratégias consistentes e coerentes e de um modelo de negócio competitivo.
1.2.2 Implementação das estratégias
Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para assegurar o desdobramento, a realização e a atualização das estratégias da organização.
6
...