Administração: Jogos De Empresa
Trabalho Escolar: Administração: Jogos De Empresa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leilykelly • 30/11/2013 • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 290 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LEILIANE KELLY DE SOUZA RA – 281339
JOGOS DE EMPRESA
PROFESSOR EAD ME. JEFFERSON DIAS
ACARAU – CE
2013
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PERÍODO LETIVO: 2013/2
SEMESTRE: 8°
DISCIPLINA: JOGOS DE EMPRESA
PROFESSOR EAD: ME. JEFFERSON DIAS
ALUNO: LEILIANE KELLY DE SOUZA
RA: 281339
ATIVIDADE AVALIATIVA – QUESTIONÁRIO
Questão 1: A teoria dos jogos pode ser considerada o ramo da teoria da decisão que estuda problemas de interação estratégica entre dois ou mais indivíduos. Assinale abaixo aquela que não poderia ser considerada uma técnica decisória baseada na teoria dos jogos.
a) A aritmética da prudência
b) A teoria das coincidências
c) O levantamento de dados e informações que permitam se definir o que fazer
d) A teoria da decisão estatística
e) Rotinas desenvolvidas através da aplicação da inteligência artificial
Questão 2: No que consiste a técnica chamada de “aritmética da prudência”?
Resposta: Aritmética da prudência consiste no estudo de problemas de interação estratégica entre dois ou mais indivíduos.
Questão 3: Ao se colocar todos os fatores que influenciam uma determinada decisão no papel, podemos dizer que não há incerteza, ou seja, que não há fatores desconhecidos. Em teoria dos jogos, esse seria um jogo:
a) Que representa um caso de assimetria de informação
b) De estratégia mista
c) Sequencial
d) De informação completa
e) Um equilíbrio de Nash
Questão 4: O matemático Bruce Bueno de Mesquita, professor das Universidades de Stanford e Nova York, propõe uma solução para a modelagem de fenômenos aleatórios, a qual pode ser vista em entrevista realizada pelo Jornal da Globo, e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bki4WlM4YQI (acesso em 10 ago, 2013). Baseado nesse vídeo, responda como um fenômeno aleatório deve ser tratado para que tenha validade científica. Dê um exemplo.
Resposta: Fenômenos aleatórios devem ser tratados através de suas probabilidades de ocorrência e essas probabilidades devem ser aplicadas aos dados que se tenha disponível para um determinado fato.
Exemplo: suponhamos que, considerando os fatores atuais e as previsões de produção do queijo mussarela para os próximos seis meses, no final do ano o quilo desse queijo tenha 50% de chance de estar em R$16,00, 30% de chance de estar em R$15,00, e 20% de chance de estar em R$20,00. Qual será o preço mais provável desse queijo? Considerando que 50% é igual a 0,50, temos:
(R$16 * 0,50) + (R$15 * 0,30) + (R$20 * 0,20) =
(R$8) + (R$4,5) + (R$4) = R$16,50
Assim, o preço mais provável do queijo mussarela daqui a seis meses será de R$16,50 o quilo.
Questão 5: Qual é a relação existente entre jogos de informação incompleta e assimetria de informação?
Resposta: Tanto nos jogos de informação incompleta quanto na assimetria de informação uma das partes envolvidas detém maior domínio sobre as regras do jogo que a outra.
Questão 6: Em um bairro de uma pequena cidade do interior há apenas dois postos de combustível. Embora entre eles haja diferenciais como a eficiência do atendimento e a cordialidade dos frentistas, no final, o preço acaba sendo o fator de decisão do consumidor. Se o caso é o preço, então alguns centavos para cima ou para baixo podem incentivar o cliente a comprar em um ou noutro posto. Portanto, se o posto 1 baixar o preço de R$2,90 para R$2,80, certamente ele tomará alguns clientes do posto 2. No entanto, nós já sabemos que, nesse caso, as decisões não são isoladas, visto tratar-se de um típico jogo sequencial. Sendo assim, no dia seguinte, vem a decisão do posto 2 que decide baixar o preço para o mesmo patamar de preço do 1, ou seja, R$2,80, e nessa
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