TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Participativa

Trabalho Universitário: Administração Participativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto de Pesquisa Administração Participativa

Administração Participativa

Ismael Monteiro

Resumo:

O artigo enfoca o planejamento da administração participativa.

1 TEMA

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

2 PROBLEMA

A administraçãodo do participativa é considerada como a técnica de administração que mais recursos oferece para a melhoria da qualidade, porque, por seu intermédio pode-se atingir as mudanças de sistemas de trabalho, da cultura da empresa, do comportamento dos trabalhadores e dos administradores, abrindo espaço importante para a criatividade e o uso racional das potencialidades humanas.

Todo indivíduo, para ser capaz de bom rendimento, precisa ser querido, apreciado, reconhecido e estimado. Necessita, pois, exercer influência no processo de produção, obter reconhecimento pelo papel que exerce, ser respeitado pelos companheiros e pelos superiores e sentir que é útil à organização do trabalho.

Contudo, se o ambiente de trabalho não é adequado, as recompensas monetárias e outras recompensas, que ajudam a satisfazer as necessidades físicas, não conduzem os indivíduos à satisfação das necessidades.

A partir disso, é importante analisar-se a adoção de medidas que visem a interação entre os indivíduos, mesmo que difiram entre si, no sentido de exercer, mútua e reciprocamente, influências uns sobre os outros. Neste sentido, questiona-se “Como implantar um processo de administração participativa em empresa de médio porte?”

3 HIPÓTESE

Demonstrar que a administração participativa pode oferecer um trabalho de conscientização e prática junto aos funcionários, no sentido de desenvolver um processo interativo e sinergético, atuando nas áreas psicológicas e sociológicas, influenciando as relações humanas no trabalho, projetando reações comportamentais positivas que afetam os resultados econômicos da empresa.

4 JUSTIFICATIVA

O processo de administração participativa, organizando as pessoas para atingir metas em comum, traz resultados altamente positivos para a empresa, assegurando permanente êxito, porque cria uma cultura grupal bem próxima daquilo que se considera natural e importante no homem, o viver em sociedade.

Numa visão mais abrangente, a administração participativa permite prever a possibilidade de uso em dimensões mais ampliadas, onde o sistema participativo se espraiará indefinidamente, atingindo todos os setores da empresa.

Seu mecanismo age, inicialmente, na aparelhagem psicológica do indivíduo, respeitado sempre em sua integridade, inteligência, capacidade de participar, na sua condição humana de ser que ama e pensa.

Administrar de maneira participativa, além de uma filosofia, é também uma técnica que pode ser aplicada a quaisquer tipos de organização humana, especialmente as empresas.

A administração participativa tem efeito educacional de grande alcance, porque parte do microcosmo individual, alcança os grupos locais, espalha-se pelas regiões de um país até tornar-se cultura nacional. Além disso, com a participação desenvolvem-se o envolvimento dos trabalhadores no ambiente de trabalho e nos problemas da organização, porque a noção de participação envolve a idéia geral de delegação de autoridade e responsabilidade.

5. OBJETIVOS

5.1 GERAL

- Implantar numa empresa uma metodologia de trabalho participativo, abrangente de todos os departamentos centrais e unidades, para melhorar o desempenho e eficácia da força de trabalho.

5.2 ESPECÍFICOS

- Demonstrar a importância da administração participativa nas organizações.

- Analisar como a administração participativa pode melhorar o desempenho das organizações.

- Demonstrar como deve ser coordenada a administração participativa numa organização.

6 METODOLOGIA

O trabalho será desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, onde serão fundamentados teoricamente o problema aventado para o trabalho.

Concomitantemente, proceder-se-á a uma pesquisa de campo, através de questionário a ser elaborado pelo autor que será aplicado junto a uma empresa de médio porte a ser definida. O método de abordagem será o indutivo.

7 REFERENCIAL TEÓRICO

Durante a evolução da administração de empresas, sempre se buscaram fórmulas que oferecessem vantagem para os resultados materiais da organização. Um bom exemplo disso foi a administração por objetivos, quando se tentou vincular o trabalhador às tarefas e metas setoriais ou globais da empresa, a fim de se conseguir uma ampliação motivacional e efeito positivo para os interesses do capitalista. Esta tentativa, porém, teve duração passageira, na medida em que não se tratava de um sistema autêntico que franqueasse oportunidades também para o trabalhador.

Muitas experiências foram feitas, entretanto, todas revelaram um caráter leonino e sendo inautênticas em seus propósitos no que diz respeito às considerações devidas ao ser humano.

“O homem será um animal fácil de administrar, se pudermos entender o mecanismo do seu comportamento.” (FREITAS, 1991, p. 162)

Após longos estudos, as ciências sociais constataram que os seres humanos diferem entre si, seja pela herança biológica ou pelos traços de personalidade, como também pelo aprendizado social. Outrossim, descobriu-se também que os seres humanos se comportam semelhantemente, que o homem vive para satisfazer necessidades, que podem ser: biológicas, de segurança, de atividades sociais, de estima e auto-respeito e psicológicas ou de auto-realização. (MASLOW, 1989, p. 370-96).

Por sua vez, o comportamento humano é causado, motivado e dirigido. O comportamento dos seres humanos acontece em razão de uma causa e o meio ambiente e a hereditariedade são as forças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com