A Escola Participativa E O Trabalho Do Gestor Escolar
Exames: A Escola Participativa E O Trabalho Do Gestor Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElenRose • 13/8/2013 • 723 Palavras (3 Páginas) • 1.476 Visualizações
Sendo o espaço escolar, um dos poucos cenários para promover mudanças significativas na sociedade em que vivemos, pois, promove o desenvolvimento dos seus alunos, faz-se necessário promovermos um ambiente motivador e para isto, uma escola reflexiva deve permear este ambiente educacional, para se fazer perceber onde e como se estabelecerá estas transformações.
Nós, profissionais da área da educação devemos promover formas práticas de formação para uma cidadania cada vez mais crítica e reflexiva. Para que isto ocorra, é necessário a descentralização e autonomia dos gestores, passando a escola abrir seus portões para a comunidade onde, contribuirão de forma participativa e democrática, a partir de uma visão comum, estabelecendo objetivos, metas, caminhos teóricos e práticas a serem seguidas. Diante desta realidade, Gadotti (1995) considera que
[...] descentralização e autonomia caminham juntos. A luta pela autonomia da escola insere-se numa luta maior pela autonomia no seio da própria sociedade. Portanto, é uma luta dentro do instituído, contra o instituído, para instituir outra coisa. A eficácia de cada escola em experimentar o novo caminho de construção da confiança na escola e na capacidade dela resolver seus problemas por ela mesma, confiança na capacidade de autogoverna-se (p.202)
O autor salienta a importância da reformulação de um novo cenário educativo, onde a Escola se torne Participativa onde a ética, a solidariedade, a equidade e o compromisso são imprescindíveis para que sua prática se efetive, onde a participação de todos da comunidade escolar, visa promover a superação de dificuldades vivenciadas no espaço educacional, proporcionando através deste envolvimento com a comunidade, uma aprendizagem significativa, oferecendo uma educação humanizada, despertando a visão crítica de nossos alunos, promovendo neles transformações, onde se sentirão capazes de se posicionarem, fazendo intervenções e questionamentos diante de situações que se fizerem necessárias.
Para a efetivação de uma Escola Participativa, é importante a ação do gestor escolar, pois, abrirá as portas para a comunidade escolar, promovendo ações participativas que exercerão transformações, passando a formar um novo contexto histórico na área da educação, onde o gestor não é mais aquele que é o detentor da razão e sim, a partir desta nova concepção de gestão passando a ser um colaborador onde através de uma formação continuada percebe a importância de tomadas de decisões em conjunto, respeitando os demais participantes e aceitando a diversidade de posicionamento, onde através de sua cultura, promova transformações sociais efetivas em prol de uma educação de qualidade, abrindo os portões de sua escola para que a comunidade participe e atue de forma a efetivar juntos a construção de uma nova sociedade, através de ações participativas.
De acordo com a autora (Luck, 2000, p.2, grifo nosso), os
dirigentes de escolas eficaz são líderes, estimulam os professores e funcionários da escola, pais, alunos e comunidade a utilizarem seu potencial na promoção de um ambiente escolar educacional positivo e no desenvolvimento de seu próprio potencial, orientando para a aprendizagem e construção do conhecimento a serem criativos e proativos na resolução de problemas e enfrentamentos de dificuldades.
Diante
...