Administração da UNOPAR
Tese: Administração da UNOPAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 785161 • 13/5/2014 • Tese • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 301 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Esta atividade interdisciplinar, proposta no curso de Administração da UNOPAR, terceiro semestre de dois mil e treze, tem como objetivo aprofundar os conteúdos vistos nas disciplinas de Estatística, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Teoria Econômica, Contabilidade Geral, Compreensão e Raciocínio e Metodologia Cientifica. Disciplinas estas, ainda em desenvolvimento no decorrer da elaboração deste trabalho.
Como percebemos, hoje o mundo globalizado apresenta várias formas de propor uma organização, visando sempre a consolidação e solidificação da mesma. O retorno esperado pode ser analisado dentro da estatística, sendo fundamental a tomada de ações preventivas para o avanço da empresa.
A melhor visão global do fluxo de informações aqui demonstradas possibilita verificar os impactos organizacionais mediante a tomada de decisão a partir de dados concretos.
O caráter humano das forças de trabalho também será tratado no transcorrer deste, sendo demostrada a importância de uma equipe motivada dentro das organizações, e como o administrador pode aprender a lidar com a influencia dos comportamentos externos e externos na instituição e observar ainda a dificuldade na qualificação da mão de obra do trabalhador.
2 DESENVOLVIMENTO
A estatística por meio de análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
O mundo globalizado, o advento de novas tecnologias e a competitividade nos negócios, força com que as organizações busquem cada vez mais, ferramentas de trabalho que facilitem e viabilizem as análises estatísticas da maneira mais precisa e direta quanto possível. Diante disto, é imprescindível que os indivíduos busquem conhecimento e capacitação dos processos e técnicas de estatística, análise e decisões dentro das corporações.
As analises estatísticas possibilitam que o gestor dos negócios avalie todos os setores internos da empresa, desde a linha de produção e aferição da qualidade dos seus produtos, até o desprendimento de recursos, gastos e despesas na venda final.
Como um exemplo da importância de considerar as estatísticas para a previsão de um cenário de planejamento, uma empresa que consegue identificar desperdícios de tempo ou material na linha de produção, poderá fazer as adequações necessárias para prever economia de dinheiro e recursos humanos, modificando assim seus resultados.
Portanto, para a tomada de decisões corretas é necessário que se tenham dados confiáveis e relevantes, devendo ainda ser considerada certa variabilidade inevitável dos parâmetros.
O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique a sua resposta.
Empresas e sociedade podem dispor de técnicas para satisfazer todas as suas necessidades de informações, agrupadas e de maneira de fácil entendimento. Neste sentido a utilização da estatística não se resume ao uso exclusivo de matemáticos e profissionais das áreas afins.
Segundo GARCIA (2013), a estatística serve praticamente a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a evolução destas, principalmente a partir da possibilidade de comprovações numéricas por ela viabilizada.
Conforme a origem dos estudos estatísticos, alguns dados mais antigos remetem aos registros de interesses fiscais do período feudal e cadastros de informações de números de batismos, casamentos e enterros. A partir desta informação, podemos concluir que a ciência que se utiliza das respostas estatísticas pode ser aplicada ao cotidiano de qualquer empresa, instituição, organização ou evento cotiado dos cidadãos.
Como exemplo, pode-se citar a ciência, que se utiliza das probabilidades antes da aplicação de seus experimentos. “Cientistas querem verificar se o uso de uma nova droga consegue eliminar o vírus HIV”. Antes da aplicação em humanos, os testes são infinitamente analisados dentro dos parâmetros necessários, para avaliar os riscos e consequências de suas aplicações.
Outro campo de utilização da estatística são as pesquisas de opinião sobre, por exemplo, as campanhas políticas. “Certo candidato político quer saber qual o percentual de votos que receberá nas próximas eleições”.
Enfim, pode-se concluir que são inúmeros os campos possíveis de utilização da estatística, não se resumindo a apenas estudos matemáticos.
De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?
Os administradores, através de relatórios gerenciais alinhados a objetivos, podem observar claramente as necessidades de organização ou reorganização dos parâmetros que regem a instituição.
Clancy & Krieg (2008, p. 43) defendem que, do mesmo modo que os executivos seniores não têm de ser contadores para entender os princípios e as lições do demonstrativo de lucros e perdas, do balanço patrimonial e do orçamento de fluxo de caixa, também não precisam ser estatísticos para compreender os princípios e as lições da pesquisa de mercado baseada em fatos. Com uma sólida compreensão acerca da diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa e do valor de cada uma, eles já saem com uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes menos informados. [...]
A partir de análises bem sucedidas é possível projetar o futuro da organização. No processo de tomada de decisão, é indispensável apresentar o maior número de dados disponíveis e normalmente estes dados estão divididos em vários setores dentro da empresa.
Uma das ferramentas mais utilizadas para determinar as variações que ocorrem são a utilização dos gráficos de controle, pois neles podem ser observadas as alterações em longo prazo, podendo ainda conter as previsões futuras. Dando segmento a estas análises é possível ponderar se as aplicações de melhoria obtiveram algum retorno significativo ou se ainda serão necessários novos ajustes das sistemáticas. Neste sentido, o devido estudo da estatística é fundamental na tomada de decisões gerenciais.
Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?
Assunto que norteia praticamente todas as empresas. Seja de qualquer porte, todas ensejam crescimento
...