Adminstração Questão
Tese: Adminstração Questão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LayneCastelo • 10/10/2013 • Tese • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 144 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Por que o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os.
Dias para o mesmo patrão, começa a perder espaço nas grandes empresas.
Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o
Termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se autoemprega em
diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e
atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no
mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música
e muitos outros.
A expressão, literalmente traduzida como "lanceiro livre", deriva dos cavaleiros
medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem
mais para guerrear.
A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo,
de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo
de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no
mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra
questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito
difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.
Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um
engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões
mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a
possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba
tendo uma percepção generalizada do mercado.1
DESENVOLVIMENTO
Sem uma força de trabalho fixa, é mais fácil e mais barato embarcar e desembarcar.
De novos projetos. É natural, portanto, que as empresas deem especial atenção aos temporários em momentos de crise ou de escassez de mão de obra como acontece
No Brasil.”Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
Questões propostas
Questão 01. Organizações como a IBI, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Resposta:
A maior diferença é o vínculo formal e as responsabilidades
Contratuais que as empresas burocráticas têm para com seus profissionais, e com a CLT. Enquanto as organizações que optam em fazer contratação temporária (os freelancers) paga apenas pelos serviços prestados, e se isentam de qualquer responsabilidade trabalhista. Elas têm como foco desenvolver produtos e serviços rapidamente e apresentá-los ao mundo com mais celeridade.
Questão 02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos deixando claro onde estão as diferenças.
Resposta: A IBM de é uma empresa de criação e gerenciamento de sistemas, que passou a explorar o potencial das Arquiteturas Orientadas e Serviços (Services Oriented Architectures) ou SOA. Um importante afastamento de práticas tradicionais de gerenciamento de sistemas. Que consiste em identificar projetos primeiro, para depois investir recursos tecnológicos adequados. Estão dirigindo sua atenção para virtualização dos escritórios. No entanto, estão apenas começando a prestar atenção à virtualização das aplicações,
O pilar do modelo de gestão Google, é transformar o local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte de seu tempo. O modelo de gestão do Google é baseado pequenas unidades de trabalho autônomas (Intraempreendedores – Empresas dentro da empresa), grande número de experiências e feedback intenso entre os colegas.
O modelo de pequenas equipes permite uma maior autonomia aos colaboradores da empresa, aperfeiçoamento de um serviço especifico. Outro pilar do modelo é o fluxo contínuo de informações dentro da empresa = comunicação horizontal que torna fácil para os funcionários trocarem ideias, fazerem pesquisas de opinião entre os colegas, recrutarem voluntários e formar grupos de mudança.
Facebook: As empresas como o Facebook, são apontadas como grandes inovadoras do mercado; por possui modelos de gestão bem flexíveis e enxutos. Nelas os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Assim a pessoa desenvolve sua criatividade e promovam a inovação.
Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.
a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...}
b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.
c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões
...