Aeroporto Kansay
Dissertações: Aeroporto Kansay. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pauletti • 11/6/2013 • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 896 Visualizações
2013.
APS
Aeroporto internacional de Kansai
Eng. Básica 5º Período
Turma: “P” Sala: 202 Turno: not
Alunos: Marlos Pauletti 02290000510
Wender M. deMelo 02290000621
Roni Petersom 02290000606
José Lailson de Sousa 02290000549
Henrique Resende 02290000697
Introdução
O homem ao longo do tempo sempre quis inovar em várias áreas e uma delas sempre foi na de construção civil, desenvolver grandes obras, novas tecnologias para que se pudesse transpor os obstáculos que a natureza colocasse a frente dos homens, que pareciam ser impossíveis, mas que depois de muito estudo acabou vendo-se que podiam ser reais.
O objetivo desta apresentação visa informar á todos que como dentre várias outras áreas a engenharia civil tem suas dificuldades mas com a vontade aliada com o conhecimento é possível desenvolver tudo o que a sociedade necessita com o máximo de segurança e conforto bem como os fins econômicos adequados para que as empresas possam competir de forma democrática e justas entre si.
Índice
Informações Gerais.................................................................pag 04
Cruriosidades..........................................................................pag 05
Importância para a Ásia................................................ .........pag 06
Construção:............................................................................pag 06
Equipamentos Permanentes :................................................pag 07
Comentários da Equipe Técnica :..........................................pag 08
Conclusão :............................................................................pag 08
Referências Bibliográficas :....................................................pag 08
AEROPORTO INTERNACIONAL DE KANSAI.
O Aeroporto Internacional de Kansai foi uma obra moderna e inusitada, construída em uma ilha flutuante, em apenas 38 meses. Foi um grande desafio aos Engenheiros que participaram de sua construção.
Uma das maiores construções hoje é o Aeroporto Internacional de Kansai, inaugurado em 1994, localizado numa ilha artificial em Osaka, Japão. Em um país onde os limites territoriais estão ocupados e não existem possibilidades de ampliação dos aeroportos existentes, a saída foi pensar na conquista do mar. O Aeroporto possui capacidade para atender até 100.000 passageiros por dia. Sua construção levou 38 meses, e o esforço de 6.000 trabalhadores.
Em 2001 o Aeroporto de Kansai foi uma das dez obras distinguidas como o Monumento de Engenharia Civil do Milénio, outorgado pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. A estrutura foi projetada para ser capaz de resistir a um terremoto, o que acabou acontecendo tempos depois, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai encontra-se à mesma distância do epicentro do terremoto que atingiu Kobe em janeiro de 1995. A intensidade do choque foi a mesma, mas o edifício não sofreu quaisquer prejuízos, nem um vidro se quebrou.
A preocupação com o meio ambiente também foi levada em consideração e a cada fase da obra, a empresa corrigia os transtornos causados à natureza. Para chegar ao aeroporto pode-se usar trem, ônibus ou mesmo ir de carro.
CURIOSIDADES
A plataforma está apoiada sobre 1000 estacas, que atravessam 30 metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40 metros de rocha. sensores especiais detectam quando o assentamento excede a tolerância máxima permitida (10 milímetros) em um ponto qualquer.
Cada estaca está equipada com um sistema de calibração que opera por meio de poderosos macacos hidráulicos. A estaca que tiver sofrido movimentação é ajustada e fixada na nova posição.
Esta regulagem continuará por 10 anos, até todos os macacos serem fixados definitivamente.
Esta estrutura deveria ser capaz de resistir um terremoto, o que acabou acontecendo, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai se encontra à mesma distancia do epicentro do terremoto que atingiu Kobe em janeiro de 1995. A intensidade do choque foi a mesma, mas o edifício não sofreu quaisquer danos, nem um vidro quebrou. Na sua leveza e aparente fragilidade.
Apesar dos ajustes e toda atenção ao Aeroporto de Kansai, ele afunda 7 centímetros anualmente. Quando foi inaugurado, a estrutura afundou até 50 cm.
IMPORTÂNCIA PARA A ÁSIA
CONSTRUÇÃO:
A construção de Kansai levou 38 meses, e o esforço de 6.000 trabalhadores, em alguns momentos atingindo até 10.000. A plataforma está apoiada sobre 1000 estacas, que atravessam 30 metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40 metros de rocha. Sensores especiais detectam quando o assentamento excede a tolerância máxima permitida (10 milímetros) em um ponto qualquer. Cada estaca está equipada com um sistema de calibração que opera por meio de poderosos macacos hidráulicos. A estaca que tiver sofrido movimentação é ajustada e fixada na nova posição. Esta regulagem continuará por 10 anos, até que todos os macacos hidráulicos sejam fixados definitivamente.
A estrutura foi projetada para ser capaz de resistir um terremoto, o que acabou acontecendo tempos depois, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai encontra-se à mesma
...