Aeroporto Internacional de Manaus
Seminário: Aeroporto Internacional de Manaus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GRANJEAO • 23/8/2013 • Seminário • 656 Palavras (3 Páginas) • 656 Visualizações
Aeroporto Internacional de Manaus
O Aeroporto Intencional Eduardo Gomes esta localizado na Avenida Santos Dumont com ligação pela Avenida Torquato Tapajós o mesmo estabelece vôos diários internacionais e nacionais, operando com sete linhas aéreas dentro do Estado amazonense. Os relativos vôos obedecem a uma escala dentro das normativas das linhas aéreas regionais e internacionais.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), é o portal de entrada para a Amazônia brasileira. Com o maior fluxo de passageiros na região Norte do país, atingindo 2,3 milhões de passageiros no ano passado, o complexo aeroportuária vem atendendo a finalidade pela qual foi construído há 34 anos: fortalecer a economia, o turismo e a integração nacional.
Devido às características da região, o aeroporto funciona como um elo de ligação entre as cidades da região e Manaus, além de facilitar a ligação aérea entre a capital amazonense e as principais cidades do país. Do complexo aeroportuário também são operados vôos para cidades da América Central e do Norte, com conexões para Europa e Ásia.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui dois terminais de passageiros, um para atender a aviação regular (nacional e internacional) e o outro a aviação regional. Também dispõe de um complexo de logística de carga, implantado em três etapas, sendo o Terminal de Logística 1 inaugurado em 1976, o Terminal de Logística 2 em 1980 e o Terminal de Logística 3 em 2004.
O Terminal de Passageiros I, que atende à aviação regular (nacional e internacional), dispõe de seis pontes de embarque/desembarque, sendo cinco fixas e uma móvel, três salas de desembarque doméstico e uma sala de desembarque internacional, quatro salas de embarque para vôos domésticos e uma sala de embarque para vôos internacionais, balcões de check-in, estacionamento e guaritas de segurança. No saguão são oferecidos aos clientes e usuários do aeroporto uma diversidade de produtos e serviços, como balcão de informações, centro de atendimento ao turista, locadoras de veículos, táxis especiais, agências de turismo, perfumaria, artesanatos, lanchonetes, serviços bancários, bomboniérie, guarda-volumes, banca de revista e artigos para presente.
Terminal de passageiros 2
Para atender a demanda crescente da aviação regional, foi construído o Terminal de Passageiros 2, o “Eduardinho”, inaugurado em 12 de março de 1985. O novo terminal foi construído em uma área anexa ao Terminal de Passageiros 1. Atualmente o Eduardinho dispõe de completa infra-estrutura para atender os passageiros da aviação regional, fundamental para a integração da Região Amazônica.
Ele dispõe de uma sala de embarque e uma sala de desembarque, sala vip e em seu saguão oferece aos usuários os seguintes serviços e produtos, como balcão de informações, serviços bancários, guarda-volumes, locadora de veículos, lanchonete, táxis especiais e banca de revista.
A média diária de operações de vôos é de 110, entre pousos e decolagens.
Em 2009 foram registradas 45.848 operações de pouso e decolagem e 2.350.306 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto. Em 2008 foram registradas 42.502 operações de pouso e decolagem e 1.898.694 passageiros embarcaram
...