Aferição De Vidrarias
Trabalho Escolar: Aferição De Vidrarias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monica136 • 8/11/2014 • 2.982 Palavras (12 Páginas) • 509 Visualizações
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
JHENIFFER JUVINO
JHESSICA RODRIGUES SILVA
MÔNICA NUNES SANTOS
DEMONSTRAÇÃO E AFERIÇÃO DE VIDRARIAS
Mogi das Cruzes, SP
2014
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES – UMC
JHENIFFER JUVINO
JHESSICA RODRIGUES SILVA
MÔNICA NUNES SANTOS
DEMONSTRAÇÃO E AFERIÇÃO DE VIDRARIAS
Demonstração e aferição de vidrarias. Matéria de Química II, curso de farmácia da Universidade de Mogi das Cruzes. Tem como finalidade demonstrar, quais as vidrarias devemos utilizar para a obtenção de resultados satisfatórios.
Professor Orientador: Dr. Profº Juliana Lunardi
Mogi das Cruzes, SP
2014
RESUMO
Através da aferição das vidrarias, podemos identificar possíveis erros, e quais as vidrarias são mais apropriadas para determinada função e qual vidraria devemos utilizar para ter uma maior exatidão de um sólido. Existem vidrarias específicas para medir uma solução e vidrarias específicas somente para misturar uma determinada solução e que não precisa de exatidão.
Este método é muito simples de ser feito, através da M1 e M2, retiramos a densidade de cada vidraria, a temperatura também é muito importante para a obtenção do resultado, e com todos os resultados obtidos conseguimos identificar qual vidraria nos permite a maior exatidão.
Palavras chave: Aferição de vidrarias; solução; exatidão; temperatura.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................5
1.1 CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VOLUMÉTRICOS 5
1.2 PRECISÃO E EXATIDÃO 5
1.3 AS VIDRARIAS DE LABORATÓRIO 6
2 OBJETIVO 10
3 MATERIAIS E MÉTODOS 11
3.1 MATERIAIS 11
3.2 MÉTODOS 11
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 12
5 CONCLUSÃO...............................................................................13
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Algumas vidrarias, em laboratório, não devem ser utilizadas para medição e aferição de volumes, pois não nos permitem a exatidão, mas vidrarias específicas podem nos permitir uma maior exatidão. Com a aferição é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido, a partir da relação: Densidade = massa / volume. (ATIKINS,2001).
Alguns exemplos de vidrarias que podem ser calibradas são balões volumétricos, pipetas graduadas, buretas e etc. A pipeta graduada é uma vidraria usada para medir ou transferir volumes líquidos, a dada temperatura. Pode ser utilizada para medir pequenos volumes. (ALLINGER,1978).
1.1 CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VOLUMÉTRICOS
Segundo, (ATIKINS,2001) o volume ocupado por uma dada massa de liquido varia a temperatura, assim como varia também o recipiente no qual está colocado o líquido durante a medida, entretanto, a maioria dos equipamentos de medida de volume é feita de vidro, o qual, infelizmente tem pequeno coeficiente de expansão.
De acordo com (ALLINGER,1978), as medidas volumétricas devem tomar como referência alguma temperatura padrão, este ponto de referência é geralmente 20º C.
1.2 PRECISÃO E EXATIDÃO
Segundo (Thomson, 2008), as medidas não são exatas, elas podem conter divergências (chamadas de erros),essa fonte de incerteza está na nossa capacidade de ler a escala do instrumento de medida.
De acordo com (Bookman, 2009) as medidas são, acompanhadas por dois tipos de erros, um erro sistemático é um erro que ocorre em todas as medidas repetidas de uma serie. Um exemplo é o efeito da poeira no prato da balança, que distorce o resultado obtido para a massa da amostra. Um erro aleatório é um erro que varia e pode ter média zero em um conjunto de medidas, os cientistas tentam reduzir ao máximo o erro aleatório, realizando muitas medições, e tomando a média dos resultados. Os erros sistemáticos são muito mais difíceis de identificar. (Thomson, 2008).
1.3 AS VIDRARIAS DE LABORATÓRIO
São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento. (LÍRIA,2010)
Tubos de ensaio: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala. (LÍRIA,2010)
Figura 1: Tubo de ensaio
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/vidrarias-laboratorio.htm
Béquer:
...