Agentes familiar e escolar de socialização
Seminário: Agentes familiar e escolar de socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dannilobc • 19/11/2013 • Seminário • 397 Palavras (2 Páginas) • 1.288 Visualizações
FAMILIA E ESCOLA OS AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO
A família e a escola são as os principais modos de socialização, a escola é responsável pelo modo de trazer conhecimentos cientificos, e tambem a socialização formal, e cabe também a ela o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, capacidade de relacionamento em sociedade, competências comunicativas e participação na formação da identidade individual de cada aluno, quer dizer, a socialização informal.
A família é a base afetiva do indivíduo, e também é responsável por suprir as necessidades básicas da criança desde o nascimento, transmitindo a cultura que envolve todas as práticas e conhecimentos advindos das gerações anteriores. Contudo, pode-se perceber a importância destes dois agentes de socialização, (escola e familia) na formação da identidade e personalidade do indivíduo, bem como transmissores dos princípios éticos e morais presentes na sociedade.
PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO
A socialização é o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social, com o objetivo de integrar o indivíduo na sociedade, que ocorre através de três mecanismos distintos, porém interligados:
Aprendizagem: Desde cedo nos é imposto os valores e as regras sociais considerados corretos e os modelos de comportamento referente ao grupo que pertencemos. Aprendemos também a ler, a escrever, a raciocinar dentro de determinados moldes. Pressupõe-se a interiorização de determinadas reações diante de determinadas situações sociais, ou seja, comportamentos específicos para situações distintas. Imitação: É a reprodução, imitação de comportamentos, gestos e expressões observadas dos agentes socializadores, no intuito de integrar-se com mais facilidade nas diversas situações do dia-a-dia. Identificação: Quando o indivíduo se identifica com outra pessoa que desempenha determinado papéis considerados importantes. Quando em sua formação social, o indivíduo não apresentar base sólida, com bons exemplos, ou agentes de socialização eficientes, o mesmo poderá ter dificuldades no seu processo de socialização, podendo não ser aceito em sua sociedade. Pois, somente através da socialização que o indivíduo poderá desenvolver a sua personalidade e enfim, ser admitido na sociedade.
CONCLUSÃO
A socialização é um processo cultural, em que são adquiridas maneiras de agir, pensar e sentir, caracterizando determinado grupo ou sociedade em que se está inserido. Os agentes de socialização, tais como a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros, tem o papel de formar, preparar o indivíduo para que o mesmo seja aceito na sociedade.
Contudo, a socialização é determinante para a integração social do indivíduo.
...