PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO.
Por: ingridpaula19 • 6/2/2018 • Projeto de pesquisa • 3.670 Palavras (15 Páginas) • 1.355 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
INGRID PAULA LIMA A SILVA
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO.
[pic 4]
Capanema – PA
2018
[pic 5]
INGRID PAULA LIMA DA SILVA
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO.
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Sociologia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Projeto de Ensino e pesquisa em Sociologia.
Orientador/professor(a):Maria Luzia Silva Mariano
Tutor a distância(a):Cibele Aparecida Pereira
Capanema- PA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 REFERÊNCIAL TEÓRICO 6
3.1 Escola e Família: Qual a relação? 6
3.1.1 A importância da participação dos pais para a inclusão escolar no ensino regular/médio 9
3.1.2 A necessidade da Inclusão Escolar e Social para o adolescente10
4. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 12
4.1 Série /ano para o qual o projeto se destina12
4.2 Objetivos12
4.2.1- Objetivo Geral: 12
4.2.2 Objetivos específicos 12
5 CONTEÚDOS 12
6 PROBLEMATIZAÇÃO 12
7 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO13
8 TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO14
9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS14
10 AVALIAÇÃO 14
11 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
A família é o primeiro principal ambiente de convivência que um adolescente deve ter seguido da escola que é um complemento à educação recebida pela família. O presente projeto de ensino ao ser planejado tem como objetivo geral analisar e refletir sobre a importância da relação: escola e família e suas contribuições na inclusão escolar e social do adolescente. Sendo assim o tema proposto se justifica pelas constantes inquietações das necessidades dessa relação que contribui significativamente para a sua inclusão escolar. A escola enquanto a instituição social que se relaciona de maneira permanente e dinâmica no processo de desenvolvimento dos indivíduos, deve estabelecer meios de cooperação, para que tal processo de inclusão ocorra de maneira efetiva em diferentes esferas. E esse tema estudado é relevante devido também à necessidade que a sociedade atual tem passado e ainda está nesse processo. Percebe se os apelos que boa parte da sociedade faz para as autoridades e comunidades, numa tentativa de inclusão a todos.
Outros fatores interessantes é a relação da família no desenvolvimento escolar dos adolescentes, que está relacionado com a busca constante, por parte dos educadores, em diminuir o numero de fracassos escolares ou então proporcionar um aprendizado completo e dinâmico a todos os jovens não só em período escolar. Este interesse nasceu ao pensar até que ponto a família pode contribuir ou não para o sucesso escolar de vida do adolescente no contexto social? A escola através da sua dimensão social vai além da transmissão do conhecimento socialmente acumulado e tem como objetivo a socialização de seus alunos, devendo prepara-los para futuras ações na sociedade, e a família, por sua vez mediar relações de cunho efetivo, social e cognitivo. Essa importância de se compreender a relação e a influencia familiar no desenvolvimento e inclusão de um adolescente pode contribuir para o professor também compreender as atitudes e dificuldades enfrentadas pelo adolescente no seu dia a dia escolar.
A metodologia de analise do seguinte relatório foi baseada com embasamento teórico com visão de autores que discutem a temática e analise de conteúdos observados na escola Estadual de Ensino Médio Lina Seffer, com professores e pais/mães de alunos do 1º ano do Ensino Médio.
O referente projeto de ensino tem o objetivo de contribuir para a socialização não só de alunos do 1º/ano, mas para todas as classes de alunos que sofrem com esse mesmo problema de inclusão.
2 JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa justifica-se pela necessidade e importância da Inclusão do adolescente no ambiente escolar e social contribuindo para o seu desenvolvimento e desenvoltura em qualquer ambiente, colaborando no processo de ensino e aprendizagem do adolescente do ensino médio, e por entender-se que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo. O problema estabelecido pelo presente trabalho consiste no seguinte questionamento: “Qual a importância da participação familiar para a Inclusão Escolar e Social do aluno”? Portanto, é função da escola fazer um trabalho com os pais/responsáveis, que demonstre e comprove a importância da participação desses para o sucesso acadêmico dos filhos. Na família, pai e mãe saem ao trabalho confiando que a escola e outros especialistas, além da televisão e do computador deem conta da educação de seus filhos. Assim, tanto a família quanto à escola, esperam que uma dê conta do papel da outra.
A temática se justifica porque se apresenta relevante e pretende proporcionar aos acadêmicos, professores e interessados no contexto educacional um aprofundamento acerca dos assuntos abordados nesse trabalho. No desenvolvimento deste trabalho foram buscados contribuições de autores e referencias no tema com questões sobre vínculos familiares, a escola aberta e democrática a importância da escola para a formação dos alunos.
3 REFERÊNCIAL TEÓRICO
3.1 Escola e Família: Qual a relação?
A importância da relação escola e família, que hoje em dia exige cada vez mais a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família, já que buscam o mesmo objetivo. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de todos. A educação constitui um dos componentes fundamentais no processo de socialização de qualquer indivíduo, tendo em vista a integração plena no seu ambiente. A escola não deveria viver sem a família nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra, na tentativa de alcançar um maior objetivo, qualquer um que seja, porque um melhor futuro para os alunos é, automaticamente para toda a sociedade. De acordo com Perrenoud & Montandon:
...