Agressividade na escola
Projeto de pesquisa: Agressividade na escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danny • 24/5/2014 • Projeto de pesquisa • 9.472 Palavras (38 Páginas) • 393 Visualizações
Introdução
Nesse trabalho iremos falar sobre busca constante dos educadores para fazer suas aulas mais interessantes e ativas para seus alunos.
Infelizmente essa tarefa não é fácil, o trabalho é cansativo e nem sempre tem o resultado esperado, não há colaboração de alguns alunos fazendo com que a aula seja improdutiva.
A falta de alternativa dentro da sala de aula estão fazendo professores buscarem ajuda na sociedade, nos espaços culturais, com os pais e familiares para trazer novamente interesse nas aulas programadas.
A escola e professores estão fazendo projetos que visa inclusão das matérias didática, da criatividade, da autonomia e desenvolvimento intelecto dos alunos através aulas diversificadas.
Mas, podemos perceber que maior dificuldade dos educadores é o reflexo que uma sociedade, comunidade ou uma família desestruturada e violenta causa dentro da escola.
Devido esses problemas a escolas estão mudando, elas estão se sensibilizando buscando saída para superar tudo, e principalmente mostrando as portas que podem abrir-se através da educação para os alunos convive nesse meio.
Nós educadores acreditamos que os projetos, que plano de aulas diversificado irão fazer que os alunos sintam-se motivados e sem medo de enfrentar desafios.
Etapa 1 – Agressividade na escola.
Ao longo do tempo, a violência vem crescendo dentro da sala de aula, e no ambiente escolar e fora dele.
A agressividade e a indisciplina dentro da escola estão fazendo os educadores repensarem suas ações e atitudes em relação aos alunos.
Infelizmente um lugar que era para ser proveitoso interessante está sendo lugar de angustia e de medo, o descontentamento cada vez que entra sala de aula faz com que os professores desanimem e não permite a troca de informação aluno – professor.
Muitos alunos não permite a hierarquia professor aluno querem fazer o que acham melhor ao seu ponto de vista, desrespeitando o profissional e o ser humano.
Estudos apontam que os alunos mais agressivos tem histórico familiar problemático, presenciam brigas, agressões físicas e verbais dentro do seu lar e utilizam a escola como ambiente descontar suas angustia e frustações repassam as dificuldades enfrentadas no seu dia a dia, pois não sabem lidar com isso.
Muitas crianças vivem em áreas dominadas pela violência, bairros que tem grande índice mortes e assaltos e acabam achando que isso é normal, mas nós educadores devemos mostrar que há vários caminhos e a educação é um desses caminhos.
Para amenizar esse impacto muito escolas e educadores procuram alternativas na cultura no esporte e na socialização escola-família para lidar com essas crianças.
1.1 Projeto ensino-aprendizagem
Tema:
Esporte na escola.
Público alvo:
3º séries - idade entre 9 e 10 anos.
Justificativa:
Uma opção para as crianças descarregarem suas energias, frustações em uma coisa proveitosa, algum esporte que eles gostem e que o façam desenvolver e aprender com professores e amigos.
Objetivo:
• Trabalho em equipe.
• Respeitar regras.
• Aprender escutar professor e amigos.
• Concentração.
• Reflexão de suas atitudes.
• Alcançar metas.
Cronograma:
Tempo: 3 meses
Quantidade aula: 1 por semana
Duração: 50 minutos
Total: 15 aulas
Metodologia:
1a Etapa
Utilizar duas aulas para escolher o esporte, explicar sobre esporte trazendo livros, vídeos pesquisa na internet e criar regras juntamente com alunos. Os alunos poderão expor suas ideias e refletir, sobre brigas, sobre agressão verbal, desrespeito com líder da equipe, juiz e professores e suas consequências quando essas regras são infligidas.
2a Etapa
A professora separa a classe em grupo de 6 alunos, através sorteio para não haver discriminação, explica o cronograma, e deixa que eles discutam entre si, criem táticas, escolha seu líder, o nome do grupo e coloquem no papel suas ações.
3a Etapa
Na quarta e quinta aula juntamente com professora de educação física eles irão reconhecer o ambiente que irão treinar tirar duvidas e fazer divisão do tempo de treino da equipe, quando uma equipe estiver treinando os outros estarão observando, para perceber o que está correto e errado fazendo suas avaliações.
4a Etapa
Os grupos começaram jogar entre si, e qualquer regra infligida contra amigo e professores o grupo perderá ponto ou desclassificado dependendo da inflação, isso fará com que o aluno e o grupo se respeitem, e respeitem seus professores e lideres e aprendam trabalhar em equipe.
Etapa 2 – Observando na prática.
Nosso grupo observou que a relação do professor, tem que ser firme afetiva e dialógica, deixando o aluno mais seguro, e mais disposto a realizar as atividades propostas. Percebemos a necessidade de um vinculo de confiança, e isso se dá com a demonstração de afeto do professor para o aluno. As crianças, na sua grande maioria, esperam um sorriso, um afago, quando entram na sala de aula.
Em visita à escola durante a formação da fila observamos que quando as crianças notaram a visita dos estagiários ficaram dispersos e agitados o que coube à professora agir de forma bem firme ao conduzir sua turma. Em outra turma da mesma série, gostamos muito da organização da fila, a professora ia cantando na frente e os alunos seguiam, achamos bem interessante essa interação da professora com os alunos. Vimos crianças felizes, cantando e a professora com o domínio da turma.
Os alunos seguem para a sala de aula, penduram as mochilas e vão para seus lugares, aguardando que a professora inicie a chamada
...